Site fora do ar? Veja como descobrir se o problema é com você

Por Joyce Macedo

Provavelmente você já passou por aquele momento em que tenta entrar no seu site favorito, mas... ele está fora do ar! Nesses casos, você sabe reconhecer se a página está mesmo enfrentando algum problema ou se o problema está com você?

Veja algumas dicas para descobrir se um determinado site não está mesmo funcionando, ou o que está impedindo a conexão.

Teste o ping online

Ping é um comando que serve para testar a conectividade entre equipamentos de uma rede utilizando o protocolo ICMP. O seu funcionamento envolve o envio de pacotes para o equipamento de destino e a "fiscalização" do tempo de resposta.

Saiba mais: O que é Ping?

Se você tem certeza de que sua conexão com a internet está ativa, firme e forte, chegou a hora de descobrir: "é só comigo, ou com todo mundo?". Para isso, basta acessar um site cuja função é verificar se outros sites estão fora do ar. Um dos mais populares é o "Down for everyone or just me", ou simplesmente isup.me.

Ele funciona de uma maneira muito simples: acesse o isup.me, digite o endereço do site que deseja saber se está no ar ou não e então clique em "or just me?". Pronto. Em alguns segundos você terá uma resposta dizendo se o endereço em questão está online e o problema passa a ser com você, ou então se ele realmente está enfrentando dificuldades.

Caso o site esteja no ar, a seguinte mensagem será exibida:

isup.me

"É só com você. http://canalech.com.br está no ar. Verificar outro site?"

Já se ele estiver fora do ar, o isup.me dirá: “It's not just you! http://websitex looks down from here” (Não é só você! http:// websitex parece fora do ar aqui também).

Testando o Ping à moda antiga

Outra maneira de verificar se um site está fora do ar é utilizar o prompt de comando do computador.

No caso do Windows, basta entrar no Menu Iniciar e digitar "cmd" no campo de pesquisa e pressionar Enter. Dentro do prompt, digite o termo "ping" juntamente do endereço do site ou IP do servidor que você deseja acessar para a medição. Por exemplo, para pingar o servidor do Facebook, digite ping www.facebook.com .

Se você usa o Mac OS X, abra o menu "Aplicações" > "Utilitários" > "Terminal". Caso esteja usando o Linux, abra a janela Telnet/Terminal. Ela geralmente é encontrada na pasta "Acessórios". No Ubuntu, especificamente, você pode usar o atalho Ctrl + Alt + T para abri-lo.

Em poucos segundos, você verá uma primeira linha mostrando o que o comando que você acabou de inserir está fazendo. Neste caso, irá mostrar o endereço digitado e a quantidade de dados que está sendo enviada: "Disparando siteescolhido.com [endereço de IP] com 32 bytes de dados".

Ping

Se em seguida quatro linhas começando com "Resposta de..." surgirem, então o site está online. Caso contrário, você verá que sua solicitação expirou.

É importante destacar que o ping não é uma ferramenta perfeita, pois alguns sites (como a Amazon, por exemplo) recusam pings. Mas para a maioria das páginas, esse é um recurso confiável.

Ping

O problema é comigo. E agora?

Se depois desses testes você descobrir que o site em questão está no ar para o restante do mundo, existem algumas alternativas que você pode tentar. Em primeiro lugar, vamos presumir que a sua conexão à internet está funcionando, uma vez que você conseguiu se comunicar com outros sites e usar o serviço de web ping.

Antes de tomar medidas mais drásticas, tente se conectar mais uma vez ao site desejado para verificar se não se tratava apenas de uma instabilidade passageira. Além disso, tente também procurar pelo site no Google e clicá-lo a partir do resultado da busca – parece bem bobo, mas você pode se surpreender como muitas vezes entrar em uma página por meio de um motor de busca pode resolver seu problema de conectividade.

Se isso não funcionar e você for um usuário de uma Rede Virtual Privada (Virtual Private Network, ou simplesmente VPN), tente se desconectar dela. Alguns sites costumam bloquear VPNs específicas, ou VPNs em geral, devido a questões de segurança contra ataques de negação de serviço (DoS) ou sobrecarga de spams, comuns nas seções de comentários.

Outra coisa que pode estar impedindo o seu acesso é a execução de plugins ou extensões incompatíveis com um determinado site. Tente ir até o menu de configurações do seu navegador e desabilite extensões como AdBlockPlus, HTTPS Everywhere, e Privacy Badger para ver se o acesso ao site será liberado. Se nada disso der certo, apele para um navegador diferente.

Veja também: Faça uma faxina no seu navegador

Dificilmente você não conseguirá sanar o problema de acesso ao seguir todas essas recomendações – lembrando que você precisa ter certeza que está conectado à web. Mas se depois de todos esses testes você ainda não conseguiu acessar o tal site, entre em contato com o seu provedor de internet para ver se eles podem te ajudar com o problema.

Erro 404

Fonte: PC World

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.