App da NVIDIA transforma rabiscos em pinturas fotorrealistas
Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Junho de 2021 às 14h50
A Nvidia anunciou hoje um novo driver que traz suporte a um recurso chamado Canvas, funcionalidade atrelada ao estúdio de edição voltado para as GPUs da marca, aplicativos da Adobe e notebooks Studio. A ferramenta baseada em inteligência artificial é usada para ajudar artistas e designers a produzir verdadeiros quadros. É bem impressionante o que ele pode fazer.
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Construído com base no projeto GauGAN, ele transforma rabiscos simples em imagens fotorrealistas de modo instantâneo. A Nvidia afirma que os desenhos são criados em tempo real, conforme você vai desenhando a imagem se transforma ali, na sua frente. A ideia disso é garantir que produtores visuais possam traçar esboços de paisagens rapidamente, porém com qualidade suficiente para ser apresentado aos chefes antes de uma versão final, por exemplo.
Essa novidade também oferece suporte a camadas para que cada elemento seja uma parte separada da imagem. Em razão disso, a imagem pode ser exportada como um arquivo .PSD para ser trabalhada no Photoshop, o que abre ainda mais possibilidades.
São nove estilos que mudam a aparência da pintura final, como iluminação e hora do dia. Por exemplo: se for selecionado como final da tarde, o céu terá uma coloração mais alaranjada, lembrando o pôr do sol. Também estão presentes 15 materiais diferentes e predefinidos para inserção no desenho como céu, montanha, água, neve, grama e outros.
O Canvas faz parte do Nvidia Studio, que inclui outras ferramentas de criação, como Broadcast e Omniverse. Você pode baixar o aplicativo em beta para ver do que ele é capaz.
Suíte com melhorias
O novo driver Nvidia Studio traz outras melhorias para quem usa placas de vídeo da companhia. Um novo recurso permite que a CPU acesse mais memória da GPU por vez, o que deve otimizar o desempenho. Tradicionalmente, a unidade de processamento precisa obter dados em blocos de 256 MB, mas agora podem tomar o buffer de quadro inteiro se for necessário. Essa novidade existe há algum tempo nos drivers GeForce Game Ready, mas só chegou agora para o Studio.
Outro novo recurso é Dynamic Boost 2.0, tecnologia que equilibra o gerenciamento de energia entre a CPU, GPU e memória em laptops para ajudar a melhorar o desempenho e a eficiência. Ela agora também vai atuar nos aplicativos voltados para a criação, portanto, se for necessário mais energia na GPU, ela será alocada de forma eficiente.
A companhia trouxe ainda suporte para virtualização em GPUs da linha GeForce. Isso significa que os usuários do Linux podem habilitar o uso da placa para máquinas virtuais rodando Windows, o que é uma ótima notícia se você deseja usar o sistema sem abrir mão dos aplicativos e jogos exclusivos da plataforma da Microsoft com uso intensivo de vídeo.
Houve também melhorias no desempenho de alguns renderizadores 3D, incluindo o Blender. A expectativa é de uma redução no efeito de ghosting, aquele “borrão de movimento”, em até 41%. Assim, a renderização dos modelos deve ter animações muito mais suaves.
Melhorias nos apps
O Nvidia Decode agora passa a ter suporte à transmissão e gravação em resolução 4K a 120 fps. O novo driver traz desempenho otimizado para dez aplicativos diferentes, como o Adobe Substance e o 3D Stager (agora capaz de iluminar cenas 3D e compatível com ray tracing em tempo real).
O novo Substance 3D Modeler chega em versão beta para permitir a combinação de modelos tridimensionais construídos com a API Vulkan. Os outros aplicativos Substance (Designer, Painter e 3D Sampler) também foram todos otimizados para GPUs da linha RTX.
Por fim, a empresa também destacou o lançamento de vários notebooks Studio, lançados recentemente com GPUs da marca e esse tipo de driver. Isso inclui o Lenovo ThinkPad P1 Gen 4, P15 e P17 Gen 2, novos laptops Dell XPS e Inspiron e computadores Acer ConceptD.
E aí, o que achou do novíssimo Nvidia Canva? Bem impressionante, né? Deixe suas impressões nos comentários.
Fonte: NVIDIA