4 aplicativos para gerenciar o seu smartwatch ou smartband

4 aplicativos para gerenciar o seu smartwatch ou smartband

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 11 de Setembro de 2021 às 19h00
Ivo/Canaltech

Um smartwatch ou um smartband podem facilitar a sua rotina. Esses dispositivos podem monitorar suas atividades físicas, calcular passos diários, gerenciar o seu sono e enviar notificações do celular. No caso dos SmartWatches, é possível acessar e controlar apps pelo próprio relógio.

Se você comprou um relógio inteligente recentemente, é necessário vincular o aparelho com o seu celular para sincronizar notificações e enviar os dados das atividades físicas. Cada marca costuma ter um app próprio para esse processo, com opções de personalização do visor, nível de bateria e consulta rápida dos seus dados. Confira, a seguir, cinco apps usados para gerenciar smartwatch ou smartband pelo celular.

1. Apple Watch

  • Compatibilidade: iOS
  • Preço: gratuito

O aplicativo do Apple Watch é utilizado para emparelhar e sincronizar os dados do relógio da Apple com o seu iPhone. O processo de conexão é muito simples, realizado em poucas etapas, e o app funciona como uma plataforma central para personalizar, adicionar apps e conferir o status do seu dispositivo.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Configure o seu Apple Watch pelo celular (Imagem: Lucas Wetten/Captura de tela)

Caso ainda não possua familiaridade com o Apple Watch, é possível acessar a aba "Descubra" para conferir o manual do usuário e outros conteúdos informativos sobre o seu relógio. Para personalizar a sua experiência, o aplicativo permite personalizar os mostradores, com temas e customização de cores, ponteiros e fontes. Além disso, é possível configurar os padrões de sons e vibrações para as notificações.

O aplicativo, por outro lado, não traz os dados das suas atividades físicas: essas funções são concentradas no Saúde (iOS), outro app nativo com sincronização das informações. O app Watch também pode ser usado para configurar o Apple Pay, gerenciar os aplicativos exibidos no Dock e sincronizar arquivos de mídia.

2. Galaxy Wearable

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: gratuito

O Galaxy Wearable é o app utilizado para conectar e gerenciar dispositivos da Samsung, o que inclui as linhas Galaxy Watch e Galaxy Fit. Caso realize o processo em celulares de outras marcas, também é necessário instalar plugins específicos para cada dispositivo. No entanto, todo o gerenciamento do seu relógio ou pulseira é feito a partir desse aplicativo.

App é usado para personalizar notificações e interface (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O app traz informações essenciais sobre seu dispositivo, como a presença de novas atualizações, nível de bateria e uma função para localizá-lo. Pelo Galaxy Wearable, também é possível configurar os widgets presentes na tela do relógio e escolher entre os modelos disponíveis para a personalização do visor.

O app, no entanto, não é usado para armazenar os registros de sono e atividades físicas. Para isso, é recomendável utilizar o Samsung Health (Android | iOS) e sincronizar o seu dispositivo para acessar as informações rapidamente no celular.

3. Mi Fit

O Mi Fit é uma opção muito versátil: pode ser usado para configurar e gerenciar os seus dispositivos e concentrar informações sobre saúde e atividades físicas. A versatilidade também é ampliada para os aparelhos compatíveis, pois o app aceita o emparelhamento de pulseiras da linha Mi Band, da Xiaomi, e relógios da linha Amazfit.

Aplicativo é compatível com diferentes modelos (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

A sincronização dos aparelhos é feita de forma rápida. Em alguns modelos de relógio, é necessário escanear um código QR exibido no visor, enquanto o processo para as pulseiras envolve o uso do Bluetooth. Pelo app, é possível personalizar o visor e configurar as notificações para mensagens, alarmes e apps.

Com relação ao monitoramento de saúde e atividades físicas, o aplicativo destaca-se ao oferecer diferentes funções. Pode ser utilizado para monitorar passos, permite selecionar objetivos a curto ou longo prazo, cria desafios individuais ou em grupo, monitora o sono e possui ajustes para acompanhar seus exercícios. Além disso, o Mi Fit disponibiliza gráficos com a variação dos dados.

4. Xiaomi Wear

O Xiaomi Wear é muito parecido com o Mi Fit — inclusive, permite transferir alguns dados armazenados nesse app, como o histórico de treinos e os dados de passo, sono e frequência cardíaca. No entanto, uma das diferenças está na lista de aparelhos compatíveis, com a Mi Band 6 e a linha Mi Watch presentes entre as opções de emparelhamento.

Xiaomi Wear permite importar dados do Mi Fit (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

A interface chama a atenção por incluir um avatar em 3D ao lado do nome de seu perfil. A tela inicial é personalizada com as informações de sua preferência: é possível incluir widgets com registros de passos, frequência cardíaca, ciclos menstruais, dados de sono, tempo em pé, entre outras opções. Para fazer seus exercícios, o app possui modos configurados para treinos de esteira, caminhada, corrida e ciclismo ao ar livre.

O aplicativo ainda é repleto de opções para configurar o seu smartwatch ou smartband. Além de personalizar o visor com imagem de fundo, fontes e cores, também disponibiliza atalhos específicos para manter a tela ligada, senha para proteger o acesso ao aparelho fora do seu pulso e configurações para exibir as notificações de apps.

5. Smartwatch Wear OS by Google

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: gratuito

O Wear OS é o sistema operacional feito pelo Google para smartwatches, com interface própria, aplicativos otimizados e integração com o Google Assistente. Está presente, por exemplo, em aparelhos da linha TicWatch e no Samsung Galaxy Watch 4. Para sincronizar esses relógios inteligentes com o seu celular, é necessário utilizar o aplicativo.

Sistema operacional do Google para relógios possui o próprio app (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Muitas funções do Wear OS são concentradas no próprio relógio, com independência ao celular, mas o aplicativo pode ser utilizado para a personalização do seu aparelho. As opções incluem alterações no visor, gerenciamento de notificações e integração com outros serviços do Google, como a agenda e o Gmail.

O aplicativo não é utilizado para o monitoramento de atividades físicas, mas possui integração com outros apps do segmento. Google Fit (Android | iOS) e Strava (Android | iOS) são algumas das alternativas que podem ser conectadas.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.