Publicidade

Aplicativo TOP não funciona no iOS 26? Usuários relatam problemas após update

Por  | 

Compartilhe:
André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

O aplicativo TOP tem problemas de funcionamento em iPhones que atualizaram para o iOS 26. A plataforma de mobilidade urbana é usada para compra de bilhetes de metrô, trens e ônibus na cidade de São Paulo (SP) e na região metropolitana da capital paulista.

Desde o lançamento do novo iOS, na última segunda-feira (15), usuários comentam nas redes sociais que o app não funciona. Alguns dos relatos indicam que o erro aparecia desde a versão Beta do sistema dos iPhones e ainda não foi corrigido com o lançamento da versão final

O Canaltech fez alguns testes e identificou os mesmos problemas: ou a plataforma mostra uma mensagem de erro na tela de login ou o aplicativo fecha abruptamente ao tentar digitar o CPF por lá. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

De acordo com a página do TOP na App Store, a última atualização do app para iPhones foi publicada no dia 11 de setembro, antes da chegada do iOS 26. 

Usuários relatam problemas 

Existem queixas de usuários do TOP no X (antigo Twitter) e no Facebook, inclusive com muitas respostas aos posts do perfil oficial do aplicativo. O Google Trends, que registra interesse em termos de busca, indicou um aumento repentino na procura pelo termo “aplicativo TOP fora do ar”.

O site Reclame Aqui lista queixas recentes de pessoas que instalaram o iOS 26 e não conseguiram usar a ferramenta para compra de bilhetes. Por fim, a própria página do software na loja da Apple tem comentários de pessoas que passam pela mesma situação.

Desenvolvedora reconheceu erro no app

O Canaltech entrou em contato com a empresa Autopass, responsável por desenvolver e gerenciar o aplicativo, que informou que apura a situação. A desenvolvedora identificou um erro que provocava o fechamento automático do app com o novo sistema operacional e atua para corrigi-lo.

Continua após a publicidade

Veja a nota na íntegra:

A Autopass informa que, após a atualização do sistema operacional iOS 26, alguns usuários podem enfrentar dificuldades para acessar o aplicativo TOP em seus dispositivos. O problema foi identificado como uma falha que provoca o fechamento automático do app, impedindo sua abertura na nova versão do sistema.

A equipe técnica da Autopass já atua de forma prioritária na correção da falha. As vendas de bilhetes TOP seguem normalizadas em todos os demais canais digitais, como WhatsApp e Google Wallet, além das opções de compra de QR Code e recarga nos ATMs.

A Autopass reforça seu compromisso em oferecer soluções rápidas, eficientes e alinhadas às melhores práticas de mobilidade urbana, trabalhando continuamente para garantir a melhor experiência aos passageiros.

Continua após a publicidade

A reportagem também entrou em contato com a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos de São Paulo (STM), mas ainda não teve retorno. 

O que fazer com o app fora do ar?

Caso você não tenha o cartão físico do TOP e precise comprar bilhetes online, uma alternativa é fazer isso pelo WhatsApp. Nesse caso, basta adicionar o número (11) 3888 2200, enviar uma mensagem e seguir as instruções na conversa.

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO: A Apple finalmente acertou? Novo iPhone 17 Air e mais sobre os lançamentos da Apple

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*