Aplicativo Google Home é renovado com foco total em personalização
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |

O aplicativo Google Home foi atualizado com uma série de recursos para celebrar a chegada dos novos dispositivos Nest. O software conta com emparelhamento mais rápido e compatibilidade com aparelhos inteligentes certificados pela Matter.
- Fuchsia OS chega a mais um dispositivo inteligente do Google
- Android 13 vai facilitar controle de dispositivos inteligentes
Outra adição são as dezenas de opções de personalização para aprimorar o uso da câmera do Nest, da interoperabilidade e do próprio aplicativo em si. O Fast Pair chega com tudo para permitir a conexão instantânea entre dispositivos e, em celulares com Android, permitirá a configuração sem precisar passar pelo sistema de pareamento com códigos e ativações manuais via Bluetooth.
O Google deve atualizar também suas caixas de som, telas e roteadores do Nest para controlar os dispositivos certificados pelo padrão de casa inteligente Matter. Existe uma grande expectativa em torno disso, porque a novidade deve ampliar a conectividade de automação residencial a um custo baixo, já que não existe o pagamento de royalties, apenas dos custos de certificação, pelos fabricantes.
Usuários poderão criar visualizações personalizadas para cada dispositivo, ações e automações pré-configuradas. Você poderá assistir o que está ocorrendo ao vivo na sua casa pelo Nest, enquanto confirma se trancou todas as portas, liga os sprinklers ou desliga o ar-condicionado, por exemplo. A personalização deve ocorrer por categorias como luzes, câmeras, termostatos e dispositivos de rede.
Em breve, serão adicionadas ainda mais opções temáticas, como câmeras de monitoramento de crianças, robôs aspiradores, alimentadores de pets automatizados e similares. O novo controlador de câmera do Nest tem uma inteligência artificial, suportada por aprendizado de máquina, para encontrar movimentos importantes nas gravações, permitindo a rotulagem por tipo, pessoa, animal, veículo ou atividade.
Automação simplificada
O novo app Home também ganhou novas guias ampliadas para automação, que permite controlar as rotinas diárias mais facilmente, como regular a temperatura ambiente ou desligar as luzes após a saída do morador. Será possível automatizar à distância eletrodomésticos inteligentes, tais como programar um forno para assar um bolo ou ligar o micro-ondas para esquentar seu almoço.
O Google deve lançar em breve um editor de scripts em 2023 para expandir os recursos do Home a novos patamares. A estimativa é entregar mais de 100 novas capacidades, permitindo a realização de variadas tarefas recorrentes.
Haverá também uma versão do programa para o Wear OS (relógios inteligentes) e versão web. Isso significa que em breve as pessoas poderão checar a residência apenas olhando para o pulso ou pelo navegador enquanto estão no trabalho. A expectativa é que o novo Google Home comece a ser distribuído já a partir da próxima semana — o site home.google.com ainda deve levar mais tempo.