Anthropic lança Claude Opus 4.5 para aumentar briga com ChatGPT e Gemini
Por João Melo |

A Anthropic anunciou, nesta segunda-feira (24), o lançamento do Claude Opus 4.5, o modelo de inteligência artificial (IA) mais avançado da empresa. A nova versão chega para aumentar a disputa no mercado com sistemas concorrentes, como o ChatGPT e o Gemini.
- Anthropic lança modelo Haiku 4.5 — tão bom quanto Claude, mais rápido e barato
- Anthropic lança Claude Sonnet 4.5 com foco em programação e agentes de IA
A empresa destaca que o novo modelo é mais inteligente e eficiente, se destacando em tarefas como programação, pesquisas aprofundadas e projetos complexos que envolvem slides e planilhas.
“O Opus 4.5 representa um avanço no que os sistemas de IA podem fazer e antecipa mudanças significativas na forma como o trabalho é realizado”, destacou a Anthropic no anúncio.
A chegada do Opus 4.5 ocorre em um período em que outras gigantes do setor vem anunciando lançamentos importantes, como o GPT-5.1 (OpenAI), o Grok 4.1 (xAI) e o Gemini 3 (Google).
Bom desempenho em testes
A Anthropic enfatizou os resultados superiores do Claude Opus 4.5 nos benchmarks — testes técnicos padronizados de desempenho —, especialmente no SWE-bench Verified. O teste simula desafios reais de engenharia de software, e o novo modelo alcançou 80,9% de sucesso, superando o GPT-5.1 e o Gemini 3.
Outro destaque foi o Vending-Bench, que avalia a execução de tarefas longas sem perda de foco. Neste quesito, o Opus 4.5 foi 29% mais eficiente do que seu antecessor, o Claude Sonnet 4.5.
Já no t2-bench — que simula interações do mundo real —, o modelo teve destaque ao atuar como atendente de uma companhia aérea. No teste, a IA contornou a proibição de alterar passagens da classe econômica realizando primeiro um upgrade de cabine para, só então, modificar o voo.
“Tecnicamente, o teste de desempenho classificou isso como uma falha porque a maneira como Claude ajudou o cliente foi inesperada. Mas esse tipo de resolução criativa de problemas é exatamente o que temos ouvido de nossos testadores e clientes — é o que faz com que o Claude Opus 4.5 pareça um avanço significativo”, ressaltou a Anthropic.
Claude no Excel e no Chrome
Outra novidade anunciada foi a expansão do uso do Claude diretamente no computador do usuário. Nos navegadores, a ferramenta passa a ficar disponível no Google Chrome para todos os assinantes do plano Max. Lançado em agosto, o recurso estava restrito, em versão de testes, a cerca de mil usuários.
Também foi expandido o acesso beta ao Claude diretamente dentro do Excel, agora liberado para assinantes dos planos Max, Team e Enterprise.
“Cada uma dessas atualizações aproveita o desempenho líder de mercado do Claude Opus 4.5 no uso de computadores, planilhas e no gerenciamento de tarefas de longa duração”, afirmou a companhia em comunicado.
Disponibilidade
O Claude Opus 4.5 já está disponível, mas os usuários só conseguem acessar o novo modelo com as assinaturas pagas. O plano mais barato que dá acesso à ferramenta da Anthropic é o Claude Pro, que custa R$ 92 por mês.
Leia mais:
- Como funciona o Claude, IA da Anthropic que concorre com o ChatGPT e Gemini?
- O que é Claude Code? Conheça a ferramenta de IA para desenvolvedores
- O Claude Max vale a pena? Plano de IA pode custar R$ 1 mil por mês
VÍDEO: ChatGPT, Perplexity, Claude, Gemini: QUAL escolher?