Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android Automotive 12 tem novo visual, alertas melhorados e navegação simples

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Dezembro de 2021 às 10h58

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google

O Google acaba de disponibilizar uma versão nova do Android Automotive 12, o sistema operacional para centrais multimídias em carros e sucessor do Android Auto. A atualização traz diversos aprimoramentos em relação ao software inicial, como suporte a navegação por botões, integração com o app de SMS do Android e uma interface totalmente reformulada para alinhamento ao visual do Android 12.

O programa adicionou alguns recursos do seu irmão mais velho e descontinuado para oferecer uma experiência que lembra a navegação em um tablet. Uma das novidades é o aproveitamento otimizado da tela maior, o que possibilita uma navegação em duas colunas ao estilo Android 12L. Notificações de alerta agora passam a ter prioridade e são mais visíveis para que o motorista não perca nada.

Continua após a publicidade

Com foco em privacidade, o sistema automobilístico adiciona um ícone para mostrar quando o veículo detecta áudio. A melhor parte é o suporte à conexão Bluetooth de última geração, que permite o emparelhamento sem fios eficaz. Você nem precisará ter o celular próximo para desfrutar de todo o entretenimento e dos benefícios que o sistema oferece.

Experiência aprimorada, embora distante

Vale lembrar que o Android Automotive ainda não foi disponibilizado em veículos comerciais, pois é um protótipo em fase de ajustes. O programa foi anunciado na conferência anual Google I/O de 2021 com o propósito de substituir o obsoleto Android Auto. O diferencial dessa versão é a entrega de uma experiência muito mais completa, afinal o Automotive é um sistema operacional inteiro e não somente um espelho do seu telefone celular.

Continua após a publicidade

A expectativa do Google é embarcar o sistema em modelos de carros premium, como o novo Hummer elétrico e veículos da Polestar, mas ainda não há detalhes de grandes montadoras. A primeira versão de testes chegou em outubro, para experimentos em emuladores, e agora desembarca a versão 12 — nomenclatura adotada provavelmente para alinhá-lo ao carro-chefe do Google.

É provável que os usuários levem algum tempo para experimentar o Android Automotive 12 em seus veículos, porque até os proprietários de carros com suporte ainda não devem receber a atualização agora. O jeito é aguardar os aprimoramentos do Google e torcer para um acordo com montadoras ser firmado.

Fonte: Google, Mishaal Rahman