Android agora tem backup de dados simplificado via Google One

Android agora tem backup de dados simplificado via Google One

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Julho de 2021 às 09h43
Google

Nesta quarta-feira (21), o Google começou a mudar o sistema de backup do Android para o Google One, uma solução unificada para todos os dados do celular. A mudança preserva as funcionalidades originais da ferramenta, mas adiciona as mensagens MMS ao pacote de conteúdo salvo no armazenamento em nuvem.

Atualmente, o backup do Google está disponível em praticamente todo smartphone Android por padrão. Ele é responsável por levar para a nuvem cópias de dados incluindo mensagens SMS, contatos, histórico de chamadas e preferências das configurações de dispositivo.

As mensagens MMS, conhecidas como sucessoras das mensagens convencionais, permitem que pessoas enviem mídia (fotos e vídeos) pela linha telefônica. O formato não está incluído no método de backup padrão — era necessário ter o aplicativo do Google One baixado para preservá-las.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Atual tela de backup contém opções completas para armazenamento na nuvem, mas não inclui mensagens MMS (Imagem: Igor Almenara/Canaltech)

Na prática, a adição facilita o processo de backup e restauração, poupando o usuário de detalhes minuciosos e ramificações no serviço de backup. Donos de celulares Android mal devem se lembrar dessa função, mas ela sempre quebra um galho quando o smartphone é trocado ou é necessário fazer a formatação do aparelho.

É gratuito até 15 GB

Embora carregue o nome Google One, conhecido como o serviço pago do Google, a ferramenta continuará gratuita e funcionando como o esperado. A partir das configurações, você poderá selecionar de forma geral quais recursos pretende gravar nos servidores. Apesar disso, o armazenamento é o mesmo que sua conta utiliza para os demais serviços do Google, ou seja, 15 GB é o limite da faixa gratuita — e Gmail, Google Fotos, Agenda, Docs e todos os outros também disputam esse espacinho.

Opções de backup do Google One devem ser incluídas na tela de configurações do Android (Imagem: Reprodução/9to5Google)

A atualização provavelmente dependerá de adições discretas no Google Play Services, o mecanismo oculto que encaminha updates de serviços da companhia automaticamente e que não depende das fabricantes.

O Google afirma que a atualização do backup para o Google One começará a ser distribuída hoje (21) para todo celular com Android 8.0 ou superior. Se ainda não apareceu para você, não resta nada a fazer senão esperar o pacote chegar. À medida que a distribuição avança, a companhia promete dar mais detalhes sobre a mudança.

Fonte: 9to5Google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.