Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 13 pode voltar a ter barra de pesquisa do Google na bandeja de apps

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Abril de 2022 às 13h19

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

Na versão experimental mais recente, o Android 13 voltou a ter uma barra de pesquisa do Google integrado à bandeja de aplicativos. Parecido com o widget que pode ser encaixado na tela inicial, a ferramenta de busca nativa serve para pesquisar itens contidos no celular (como apps, arquivos e contatos) ou conteúdos direto da web.

Essa é a mesma barra de pesquisa do Google presente no launcher padrão do Android. Nas versões de teste do novo SO e no Android 12, porém, o mecanismo de busca tinha sido substituído por uma alternativa mais simples, capaz de encontrar resultados somente do armazenamento interno.

Nessa barra de pesquisa do Google, o usuário pode procurar ferramentas do celular por texto ou voz, bem como faria no app de busca. Ao lado, também há um atalho para o Google Lens, possibilitando acesso fácil à ferramenta de reconhecimento visual.

Continua após a publicidade

Ao utilizar o buscador integrado, os resultados priorizam itens achados na internet em vez de resultados encontrados no celular. Essa característica pode ser um tanto inconveniente, especialmente devido à redundância do widget — ele pode ser colocado na tela inicial, está no app Google e, neste caso, na bandeja de apps.

Não existiria, portanto, uma ferramenta de pesquisa mais simples que focasse a atenção em itens do celular, como opções de Configurações, apps e arquivos locais.

Contudo, se sua preferência é algo mais enxuto, nada está perdido: o Android 13 está na primeira versão beta, portanto, está sujeito a mudanças. Se a comunidade reagir mal ao retorno da barra de pesquisa tradicional, o Google pode voltar atrás nesta adição.

Continua após a publicidade

Lançamento do Android 13

O Android 13 ficou disponível para experimentação por desenvolvedores há meses, mas só nesta terça (26) o sistema entrou em fase beta. Com ela, o Google coloca o sistema para testes com um público mais amplo, aquele inscrito no programa Android Beta Program com celulares Pixel compatíveis.

Porém, o lançamento do sistema segue sem previsão. Em maio, porém, o Google deve dar espaço para o sistema durante o Google I/O, em que deve comentar algumas das principais novidades e expectativas para o SO.

Fonte: 9to5Google