Publicidade

Amazon vai trocar Android por sistema próprio no Fire TV, revela portal

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech

A Amazon pretende substituir o sistema Android dos dispositivos Fire TV por uma solução própria chamada Vega OS e a novidade pode chegar ainda neste ano. A informação é do site The Verge.

A menção ao Vega OS foi vazada pela própria empresa num anúncio de vaga para gerente de desenvolvimento de software na companhia. 

A descrição mencionava que “a organização Prime Video Fire TV busca um líder de engenharia que vai ajudar a construir um produto Vega OS que vai agradar consumidores em todo o mundo” e que a tecnologia chegaria em 2025. O anúncio foi editado posteriormente e removeu essas informações.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Um anúncio oficial pode acontecer na próxima terça-feira, 30 de setembro, quando a Amazon tem um evento marcado em Nova York (EUA) para lançar novos produtos das linhas Echo, Fire TV e Kindle.

O que esperar do Vega OS?

A criadora do Fire TV ainda não confirmou o novo sistema operacional oficialmente, então existem apenas rumores. De acordo com o The Verge, a empresa tinha planos de criar uma alternativa ao Android para o dispositivo desde 2023.

Nos últimos meses, a Amazon também teria conversado com desenvolvedoras de apps para adaptar os respectivos softwares à nova plataforma. O Vega OS deve rodar com base em Linux e focar em recomendações personalizadas de conteúdo.

O que acontece com quem já tem um Fire TV?

A expectativa é de que o novo sistema seja aplicado apenas nos novos aparelhos da linha Fire TV, enquanto os antigos ainda seguiriam com o padrão baseado em Android. É provável que a Amazon mantenha os dois sistemas operacionais ativos e depois trabalhe com uma transição a longo prazo.

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO: Você precisa de um Chromecast/Fire TV/Apple TV?

Fonte: The Verge