Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Alexa leva experiência de comando por voz para aplicativo nos PCs

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Abril de 2022 às 18h10

Link copiado!

Divulgação/Amazon
Divulgação/Amazon
Tudo sobre Amazon

A Amazon anunciou o lançamento do aplicativo Alexa para PCs no Brasil nesta segunda-feira (25). A partir de agora, qualquer pessoa com um computador de mesa ou um notebook com sistema operacional Windows 10 ou 11 poderá usar a inteligência artificial comandada por voz.

Após instalar o app, basta dizer a palavra de ativação "Alexa" em um dispositivo com microfone ativado para que seu computador possa reproduzir músicas, exibir notícias, checar calendário, conferir a previsão do tempo, trazer curiosidades, criar lembres e até controlar dispositivos de casa inteligente vinculados.

Continua após a publicidade

Na prática, tudo que poderia ser feito no seu celular Android ou iPhone será executado no PC. Quem tiver habilidade, ainda poderá configurar algumas skills extras para otimizar rotinas no seu Windows apenas com a voz.

Segundo a Amazon, o programa tem "múltiplas camadas de proteção e controles de privacidade" para oferecer segurança. Há, inclusive, a possibilidade de visualizar, ouvir e excluir suas gravações de voz.

“As pessoas usam computadores todos os dias tanto para os negócios como para entretenimento, e com o aplicativo gratuito de Alexa para PC, poderão, com um simples comando de voz, usar os benefícios de Alexa, que vão desde os recursos básicos até as milhares de Skills. A inteligência artificial é de fácil uso para todos, mesmo para quem não é muito ligado em novas tecnologias: você só precisa conversar com Alexa”, explica a Country Manager de Alexa na Amazon Brasil, Talita Bruzzi Taliberti.

Transforme o PC em um Echo Show

Continua após a publicidade

Um dos dispositivos mais bacanas da Amazon é o Echo Show, uma espécie de mini computador interativo controlado por voz pela Alexa. Com o app para computador, o monitor agora pode se tornar um dispositivo desse: o "Modo Show" mostra dicas, imagens e mensagens como nas telas dos aparelhos.

No caso de um notebook, por exemplo, você pode deixá-lo na mesa da sala e controlá-lo à distância para funcionar como um Echo Show. É possível dar comandos para a Alexa acender luzes ou ligar o ar condicionado, por exemplo. No menu "Casa Inteligente", o programa permite o pareamento e controle de tudo com poucos cliques, caso não queira usar a voz, como durante uma reunião.

O download da Alexa pode ser feito gratuitamente por intermédio da Microsoft Store — procure por "Amazon Alexa" e depois clique em "Obter".

Continua após a publicidade

Fonte: Amazon Alexa