Publicidade

Adobe Photoshop e Illustrator ganham mais recursos de IA generativa

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Adobe
Divulgação/Adobe
Tudo sobre Adobe

A Adobe anunciou uma série de novos recursos de inteligência artificial para os seus aplicativos de design, Photoshop e Illustrator. As atualizações, impulsionadas pelo modelo de IA generativa Firefly da empresa, prometem agilizar os fluxos de trabalho com mais ferramentas inteligentes de criação e edição para os projetos gráficos e ilustrações.

Novidades no Adobe Illustrator

O Illustrator recebeu novas ferramentas alimentadas pelo modelo Firefly Vector AI. Entre as novidades está o Generative Shape Fill, que permite preencher formas com estilos e vetores personalizados usando comandos descritivos em texto.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Já a função Text to Pattern ganhou melhorias e possibilita a criação de padrões vetoriais escaláveis e personalizados para aplicações como papéis de parede. Há ainda a ferramenta Style Reference, que espelha estilos para manter a coesão entre os elementos nos projetos.

Fora do campo da IA generativa, o Illustrator agora conta com a ferramenta Dimension, que adiciona automaticamente informações de dimensões aos projetos, e o recurso Mockup, que permite visualizar como os designs ficam em produtos 3D.

O Illustrator também introduziu o Retype, que converte textos dentro de imagens em componentes editáveis, o que facilita a edição e personalização desses elementos.

As novidades no Adobe Illustrator estão disponível em Beta na versão do aplicativo para desktop.

Novidades no Adobe Photoshop

O Photoshop também foi atualizado com novos recursos de IA. A função Generate Image, alimentada pelo modelo Firefly Image 3, agora está disponível nas versões desktop e web do Photoshop.

Essa ferramenta permite criar imagens a partir de descrições textuais, semelhante ao funcionamento de modelos como DALL-E e Midjourney. O recurso não apenas acelera o processo de criação, mas também oferece a possibilidade de ajustes posteriores diretamente no Photoshop.

Continua após a publicidade

Segundo anúncio da Adobe, é possível adicionar uma imagem de referência junto ao prompt de comando da ferramenta. “Se você tiver um estilo específico em mente, poderá fazer upload de uma imagem de referência para controlar e orientar o recurso Generate Image para obter o resultado desejado”, destaca a companhia.

Outra adição é o Selection Brush, que facilita a seleção e separação de objetos específicos na tela com o “pincel seletor”. Essa ferramenta remove a necessidade de mascaramento manual de partes da imagem antes da edição.

Já o recurso Generative Fill (preenchimento generativo) também foi aprimorado para fornecer maior nitidez e detalhe quando aplicado a imagens de grande porte.

Continua após a publicidade

As novidades no Adobe Photoshop estão disponíveis tanto na versão web como no aplicativo para todos os usuários.

Conheça também outras ferramentas de IA para criar imagens a partir de texto.