Publicidade

Como usar o DALL-E | Guia prático

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Junho de 2023 às 16h00

Link copiado!

Tara Winstead/Unsplash
Tara Winstead/Unsplash

Existem diversas maneiras de como usar o DALL-E para transformar textos em imagens. O usuário precisa descrever exatamente o que quer ver criado para que a plataforma faça a sua “mágica”. A partir disso, ela vai consultar um banco de dados e procurar referências para entregar o pedido da forma mais fiel possível.

Como se cadastrar no DALL-E

O DALL-E não conta com aplicativos e deve ser acessado diretamente na web, através do site labs.openai.com. Depois disso, é necessário se inscrever com uma conta Google ou Microsoft ou criar um perfil do zero usando e-mail de sua preferência.

Continua após a publicidade

Se você já tem uma conta cadastrada na OpenAI, possivelmente por ter usado o ChatGPT, pode fazer o login usando o mesmo nome de usuário e senha.

Como usar o DALL-E para criar imagens

O DALL-E é capaz de criar qualquer pedido seu, desde que o texto seja bem escrito. Por exemplo, se você digitar apenas “São Paulo”, ele vai entregar imagens normais da cidade, mas se o comando for “formigas gigantes atacando o centro de São Paulo”, ele vai entregar uma imagem mais detalhada.

  1. Na tela inicial, digite o que deseja na barra de texto e clique em “Generate”;
  2. Feito isso, quatro resultados gerados pela inteligência artificial.

Continua após a publicidade

É possível clicar sobre qualquer uma das imagems geradas e realizar as seguintes ações:

  • Edit: permite remover e inserir elementos, expandir o fundo, fazer upload de outras imagens, entre outras possibilidades;
  • Share: fornece o link da imagem para você publicá-la em outras plataformas;
  • Variations: cria mais quatro variações a partir da imagem escolhida;
  • Save: permite favoritar a imagem e criar coleções a partir dela.

Além disso, a ferramenta também conta com o botão “Surprise me”, que sugere uma criação completamente nova, e “Upload”, para carregar materiais externos.

Como editar imagens usando o DALL-E

Continua após a publicidade

O DALL-E também conta com uma poderosa ferramenta de edição de imagens. Ela funciona tanto com imagens criadas pela própria IA quanto arquivos enviados por você.

  1. Na tela inicial, toque em “Upload an image”;
  2. Selecione uma imagem e clique em “Crop” para recortar ou “Skip cropping” para usar a imagem completa;
  3. Clique no ícone de quadradinho e mais, na barra de ferramentas abaixo da foto;
  4. Selecione a área que deseja editar ;
  5. Digite o que você quer que seja editado na caixa de texto;
  6. Clique em “Generate”;
  7. Clique em “Accept.

Após a edição básica, você pode usar outras ferramentas para melhorar a imagem, como a borracha, que apaga uma área específica. Além disso, o DALL-E oferece diferentes versões da mesma edição. Também dá para descartar todos os resultados e refazer do zero.

Dicas usar o DALL-E

Continua após a publicidade

Como dito anteriormente, os prompts devem ser bem detalhados para que o DALL-E entregue as melhores imagens possíveis. Aqui vão algumas dicas extras nesse quesito:

  • Estilos diferentes: quando um prompt é feito sem especificar um estilo, a plataforma entrega resultados mais “realistas”. No entanto, se você adicionar elementos como “crie em arte surrealista” ou “faça a imagem com base em arte barroca”, o DALL-E gera resultados mais específicos;
  • Textos coerentes: apesar de a ferramenta contemplar cada detalhe do pedido, ela pode fazer uma bagunça enorme na imagem caso os comandos sejam confusos ou tenham elementos desorganizados — o que pode gerar imagens completamente bizarras.

Inicialmente, você pode se decepcionar com alguns resultados. Por isso é importante inserir mais elementos e organizá-los no texto para que a plataforma consiga entregar produções mais detalhadas e próximas do desejado.

Como comprar créditos

Continua após a publicidade

O DALL-E não é uma ferramenta totalmente gratuita: ela concede 50 créditos no primeiro acesso, mas depois é necessário comprar mais unidades para voltar a solicitar imagens. Cada unidade dessas custa US$ 15 (R$ 75 reais, em conversão direta) e equivale a 115 créditos.

  1. Na tela inicial, clique no botão “Buy credits”;
  2. Insira quantos créditos deseja comprar e clique em “Continue”;



  3. Adicione cartão de crédito, informações pessoais e clique em “Add”;
  4. Clique em “Complete payment”.

É importante ponderar que a plataforma só aceita cartões de crédito para efetuar a compra, e os créditos adquiridos têm um ano de validade.

Se você gostou de usar o DALL-E e quer experimentar outras plataformas semelhantes, uma boa dica é aprender a usar o Midjourney para criar imagens incríveis.