Publicidade

Adobe Acrobat agora cria podcasts a partir da arquivos PDF com IA

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Divulgação/Adobe
Divulgação/Adobe

O Adobe Acrobat liberou um novo recurso chamado Generate podcast, que usa IA para criar arquivos de áudio a partir de arquivos PDF ou outros formatos. A novidade, disponível no Acrobat Studio, utiliza o AI Assistant para analisar vários documentos e gerar resumos narrados, com o objetivo de facilitar o consumo de conteúdos longos e complexos no dia a dia.

O recurso foi pensado para usuários que lidam com grandes volumes de informação, como relatórios extensos, e-mails e transcrições de reuniões. Para utilizá-lo, é necessário adicionar os arquivos em um PDF Space, um espaço de organização de documentos dentro do Acrobat, e solicitar ao AI Assistant a criação do podcast.

Ao gerar o áudio, é possível escolher entre diferentes formatos de resumo, como um sumário mais focado ou uma versão mais detalhada e conversacional, que pode ser ouvida durante o trabalho, no deslocamento ou em outros momentos do cotidiano.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A funcionalidade também pode ser usada em contextos pessoais para transformar materiais educacionais em aulas de áudio, organizar notícias em um podcast personalizado ou reunir comunicados escolares, calendários de eventos e outros documentos em atualizações semanais narradas por IA.

Acrobat ganhou IA para gerar apresentações do zero

Além dos podcasts, o Adobe Acrobat também ganhou a função Generate presentation, que cria apresentações profissionais a partir de comandos de texto. O usuário pode incluir documentos de apoio em  PDF, Word, PowerPoint, Excel, arquivos de texto ou até links da web.

A IA analisa o material para montar um esboço inicial, com a possibilidade de solicitar ajustes de público-alvo, duração e detalhes da apresentação. Em seguida, a ferramenta gera a apresentação com layouts e designs profissionais usando recursos do Adobe Express, que podem ser exportados em formatos PDF ou PPT.

Confira outros conteúdos do Canaltech:

VÍDEO: Seu iPhone virou Android? 😂 Calma! É só o novo app da Adobe

Continua após a publicidade