Dica de app: controle suas finanças na palma da mão com o GuiaBolso

Por Redação

Controlar as finanças é um desafio constante para a maioria de nós, mas o smartphone pode ajudar nessa tarefa difícil. O GuiaBolso é um serviço brasileiro criado exatamente com esse propósito e conta com aplicativos móveis para Android e iOS, além de uma plataforma web que pode ser acessada de qualquer computador.

O funcionamento é bastante simples e antes de começar a utilizá-lo, o usuário deve conectar uma conta bancária - basta inserir os dados de agência e conta e sua senha eletrônica. Não se preocupe, pois os seus dados são transmitidos por conexão segura e o aplicativo possui parceria com os bancos Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e HSBC para que as transações ocorram de maneira segura. Caso sua conta seja em outra instituição, é possível controlá-la manualmente, importando saldos e transações. Também é possível adicionar mais de uma conta de bancos diferentes.

Com as contas configuradas, é hora de controlar os gastos. Na tela inicial você vê um resumo dos gastos no mês atual, sendo possível navegar para outros meses. As informações são bem concisas: a lista começa com o saldo consolidado de todas as contas; logo abaixo temos um indicador de como está sua performance de gastos em relação ao planejamento mensal, exibindo também a relação renda / gastos, e, por último, temos um gráfico que divide os gastos por categoria - compras, saques, TV/Internet/Telefone, bares, etc.

Dica de App GuiaBolso

Dica de App GuiaBolso

Dica de App GuiaBolso

Ao tocar em cada bloco de informação, abre-se uma visualização detalhada desses dados. No caso dos gastos por categorias, vemos o valor total gasto em cada item acompanhado da porcentagem das despesas e cada categoria ainda exibe as transações individualmente - até aquela água de R$ 2,00 que você comprou no débito no bar da esquina sai ali.

Todos os gastos são divididos em categorias e, no geral, eles são marcados automaticamente. Com isso, quando você fizer uma compra no supermercado, provavelmente ela já entrará na categoria Compras, um remédio na farmácia irá para Saúde e por aí vai. As despesas que não forem categorizadas automaticamente aparecerão marcadas como tal e você pode escolher a categoria, além de alterar alguma que o sistema tenha fornecido.

Uma parte muito interessante é o planejamento, onde você insere todos os seus gastos previstos para os próximos meses e com essas informações o aplicativo ajuda a manter as metas, enviando notificações toda vez que há alguma atividade importante.

Para manter seus dados financeiros protegidos, o app permite colocar uma senha de acesso além de um código de segurança.

Além do aplicativo para Android e iOS, o GuiaBolso conta com uma versão web, que pode ser acessada de qualquer computador.

O serviço é totalmente gratuito e você pode fazer o download da versão para iOS na App Store e para Android na Play Store.

qr code

Código QR para Android

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.