Criador do Skype lança novo aplicativo de chat chamado Wire

Por Redação | 03.12.2014 às 12:20

O cofundador do Skype, Janus Friis, apresentou nesta quarta-feira (03) o que ele diz ser "a melhor ferramenta de comunicação" que existe. Batizado de "Wire", o app foi desenvolvido por Friis e um grupo de desenvolvedores e é compatível com as plataformas Android, iOS e Mac OS X. Além disso, ele permitirá que os usuários sincronizem suas conversas, façam ligações, participem de mensagens de grupo, compartilhem músicas através do SoundCloud e diversas outras funcionalidades. As informações são do The Verge.

A qualidade do áudio deve chamar a atenção, já que o app utiliza o codec de áudio open source Opus, que está presente em diversas aplicações de áudio e consegue entregar uma alta qualidade de som a baixas taxas de transmissão. A ideia dos desenvolvedores do aplicativo é agregar os principais recursos dos concorrentes em um único lugar com visual mais moderno e inovador. Outra funcionalidade que chama atenção é a possibilidade de adicionar novos participantes a qualquer momento de uma conversa.

Sobre as novidades e a comparação com o Skype, Friis declarou que o app da Microsoft "foi lançado há mais de uma década e que muita coisa mudou desde então". Além disso, ele afirmou que esta é a hora de criar "as melhores ferramentas de comunicação possíveis", que sejam bonitas e funcionais.

Aplicativo Wire

Além dos recursos e da qualidade de áudio, que deve ser superior à concorrência, os desenvolvedores do Wire também focaram na segurança. Todas as mensagens de texto e chamadas de voz são criptografadas e os registros exigem a inserção de login e senha para que sejam visualizados.

A desvantagem do Wire é que ele ainda não consegue realizar chamadas de vídeo. Porém, Jonathan Christensen, presidente-executivo da empresa, afirma que os desenvolvedores introduzirão este recurso em breve.

Os desenvolvedores, aliás, estão trabalhando em uma versão feita toda em HTML5 para que possa rodar em qualquer navegador que suporte o padrão. Uma versão para PC também está nos planos do Wire, o que pode ajudar a popularizar o app, que já está sendo oferecido a quem possui convites.

O lançamento oficial para todo o público deve ocorrer nos primeiros meses do ano que vem.

Fonte: http://www.theverge.com/2014/12/3/7325083/wire-chat-service-skype-founder