99Pay amplia oferta de criptomoedas com Ethereum e lança gift cards

99Pay amplia oferta de criptomoedas com Ethereum e lança gift cards

Por Renato Santino | Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Julho de 2022 às 12h39
Divulgação/99

A 99 anunciou nesta quarta-feira (20) uma série de novidades para sua carteira de pagamentos, a 99Pay, integrada ao aplicativo de mobilidade, aproveitando o aniversário de 2 anos do serviço, lançado nos primeiros meses da pandemia de covid-19.

As novidades vão desde a ampliação na possibilidade de transações com criptoativos até um novo curso de educação financeira

Mais cripto

A empresa lançou em outubro de 2021 a possibilidade de aquisição de Bitcoin por meio da plataforma por valores a partir de R$ 10. Agora, a empresa decidiu ampliar a oferta de ativos acessíveis no app e também reduzirá o valor mínimo: será possível realizar as transações por quantias a partir de R$ 1.

Segundo a 99, já está disponível na plataforma a possibilidade de comprar e vender cinco criptoativos. Além do Bitcoin, agora também é possível adquirir Ethereum, USD Coin, Solana e Mana.

A primeira delas já é bastante conhecida. Ethereum se tornou uma das criptos mais populares do planeta por ser base de tantas aplicações de blockchain, como contratos inteligentes e finanças descentralizadas.

Ethereum é um dos principais criptoativos do mundo e agora pode ser adquirido pelo 99Pay (Imagem: Envato/formatoriginal)

O USD Coin, por sua vez, se difere dos demais ativos por ser uma stablecoin. Como o nome indica, ela tem seu valor estável, em vez de oscilar brutalmente conforme o humor do mercado. Ela é lastreada com títulos do governo dos Estados Unidos, o que faz seu valor ser diretamente atrelado ao dólar.

A Solana é outra das principais criptomoedas do mercado, com a 9ª maior capitalização de mercado, segundo o site CoinMarketCap, no momento em que esta matéria é escrita. Ela chega com um propósito similar ao do Ethereum, a fim de viabilizar aplicações de todos os tipos por meio de seu blockchain.

Já a Mana está ligada diretamente ao metaverso. Ela é a moeda utilizada no Decentraland para negociação de NFTs correspondentes a terrenos dentro do universo digital.

A 99 diz que outros ativos são estudados e devem ser acrescidos à plataforma com o tempo, mas ainda não revela quais são seus outros planos.

Vales-presentes

Além das criptomoedas, a empresa anunciou a possibilidade de aquisição de gift cards diretamente pelo aplicativo, que podem ser resgatados nas plataformas de entretenimento preferidas pelo usuário.

A empresa promete ampliar a lista de serviços atendidos, mas nicialmente, o app venderá cartões para:

  • Spotify
  • Google Play
  • Steam
  • League of Legends
  • PlayStation Store
  • Xbox Live Gold e Game Pass
  • Claro Fixo

O novo recurso começa a chegar aos usuários na próxima semana, em 25 de julho. Inicialmente, serão 50 cidades que receberão a novidade ainda em fase piloto. A previsão é que todos os mercados onde o 99Pay está ativo sejam contemplados até agosto.

Educação financeira

Além das novas funcionalidades, a 99 revelou uma nova iniciativa de educação financeira. A companhia anunciou uma parceria com a startup Barkus que utilizará uma inteligência artificial para orientar seu público sobre a melhor forma de gerenciar seu dinheiro.

Serão 100 mil bolsas oferecidas à base de usuários da empresa. O curso é voltado para bairros periféricos, com direito a utilização de geolocalização para delimitar o público alvo, e visa ajudar a organizar finanças, sem a promessa de ganhos malucos em pouco tempo.

A previsão de lançamento do curso é setembro deste ano, mas a empresa ainda não revelou exatamente quais serão os critérios de seleção dos alunos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.