8 aplicativos para você testar no ChatGPT
Por João Melo |

Usuários do ChatGPT têm a opção de interagir com outros aplicativos dentro das conversas com a inteligência artificial (IA), em integrações que expandem o raio de ação da ferramenta para tarefas que vão além dos tradicionais prompts enviados ao chatbot.
- ChatGPT tem novo editor de imagens para concorrer com Nano Banana
- 8 formas inesperadas de usar o ChatGPT no dia a dia
Esses apps parceiros estão reunidos no Diretório de Aplicativos lançado pela OpenAI, que divide as plataformas entre destaques, estilo de vida e produtividade. Neste espaço, os usuários têm acesso direto aos aplicativos disponíveis e podem selecioná-los para integrarem as conversas com a IA.
8 aplicativos disponíveis para uso no ChatGPT
Para utilizar as ferramentas em uma conversa, basta acioná-las marcando o “@” de cada uma no chat. Elas também podem ser sugeridas automaticamente pelo sistema, de acordo com o contexto e os comandos enviados à IA.
A seguir, confira 8 dos aplicativos que podem ser testados durante as interações com o ChatGPT — todos disponíveis com prompts em português:
- Adobe Photoshop
- Canva
- Figma
- Google Drive
- Slack
- Booking.com
- Spotify
- Apple Music
1. Adobe Photoshop
A integração do Photoshop ao ChatGPT é ideal para realizar edições rápidas em imagens sem precisar abrir o programa. Basta enviar comandos de texto em linguagem natural para ações como “desfocar o fundo” ou “ajustar o brilho” que a IA mostra os controles interativos disponíveis para fazer o ajuste.
2. Canva
O Canva já é famoso pela possibilidade de criar layouts e editar imagens rapidamente, e a incorporação da ferramenta à plataforma da OpenAI deixa o processo ainda mais ágil. Os usuários podem escrever um prompt solicitando um layout específico para o Instagram ou alterações em diversos slides, por exemplo.
3. Figma
Utilizar o Figma no ChatGPT é uma boa opção para quem cria sites e aplicativos, visto que é possível descrever como a página deve ser para que a IA desenhe o “esqueleto” do projeto automaticamente. Depois, basta levar o desenho para o Figma para finalizar os detalhes e ter o design completo.
4. Google Drive
A tarefa de solicitar resumos de planilhas ou encontrar informações perdidas em documentos antigos é facilitada com a integração do Google Drive ao chatbot. Ao receber os prompts, a IA consegue buscar e também “ler” arquivos que têm o acesso autorizado.
5. Slack
Você já voltou das férias e se deparou com um caminhão de mensagens acumuladas? O uso do Slack dentro do ChatGPT tem como uma das funções resumir discussões de canais específicos, tudo em conformidade com as permissões de privacidade do aplicativo.
6. Booking.com
Defina o destino, a data e o orçamento da viagem e deixe que a IA apresente sugestões de hospedagem com fotos e preços. Esse processo é possível graças ao assistente do Booking.com no ChatGPT, que permite adicionar os filtros do roteiro diretamente na conversa.
7. Spotify
A criação de playlists é outro processo que pode ser automatizado com o auxílio da plataforma da OpenAI, que tem integração com o Spotify. Após receber comandos como “músicas brasileiras para tocar em um churrasco”, a ferramenta gera a lista de músicas e a salva automaticamente na biblioteca do usuário.
8. Apple Music
A inclusão do Apple Music ao chatbot segue a mesma lógica do seu concorrente, uma vez que permite que, por meio de prompts simples, os usuários consigam criar playlists e buscar por álbuns no serviço de streaming musical.
Leia também:
- O que os brasileiros mais fazem no ChatGPT? Veja os principais usos da IA
- 10 coisas que você pode fazer com o novo gerador de imagens do ChatGPT
- 6 prompts do ChatGPT para melhorar a qualidade das suas fotos
VÍDEO: Cuidado com o que você pede para o ChatGPT (tem jeito certo de perguntar para a IA?)