Publicidade

8 aplicativos para você testar no ChatGPT

Por  | 

Compartilhe:
Imagem: João Melo/Canaltech
Imagem: João Melo/Canaltech

Usuários do ChatGPT têm a opção de interagir com outros aplicativos dentro das conversas com a inteligência artificial (IA), em integrações que expandem o raio de ação da ferramenta para tarefas que vão além dos tradicionais prompts enviados ao chatbot.

Esses apps parceiros estão reunidos no Diretório de Aplicativos lançado pela OpenAI, que divide as plataformas entre destaques, estilo de vida e produtividade. Neste espaço, os usuários têm acesso direto aos aplicativos disponíveis e podem selecioná-los para integrarem as conversas com a IA.

8 aplicativos disponíveis para uso no ChatGPT

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Para utilizar as ferramentas em uma conversa, basta acioná-las marcando o “@” de cada uma no chat. Elas também podem ser sugeridas automaticamente pelo sistema, de acordo com o contexto e os comandos enviados à IA.

A seguir, confira 8 dos aplicativos que podem ser testados durante as interações com o ChatGPT — todos disponíveis com prompts em português:

  1. Adobe Photoshop
  2. Canva
  3. Figma
  4. Google Drive
  5. Slack
  6. Booking.com
  7. Spotify
  8. Apple Music

1. Adobe Photoshop

A integração do Photoshop ao ChatGPT é ideal para realizar edições rápidas em imagens sem precisar abrir o programa. Basta enviar comandos de texto em linguagem natural para ações como “desfocar o fundo” ou “ajustar o brilho” que a IA mostra os controles interativos disponíveis para fazer o ajuste.

2. Canva

O Canva já é famoso pela possibilidade de criar layouts e editar imagens rapidamente, e a incorporação da ferramenta à plataforma da OpenAI deixa o processo ainda mais ágil. Os usuários podem escrever um prompt solicitando um layout específico para o Instagram ou alterações em diversos slides, por exemplo.

Continua após a publicidade

3. Figma

Utilizar o Figma no ChatGPT é uma boa opção para quem cria sites e aplicativos, visto que é possível descrever como a página deve ser para que a IA desenhe o “esqueleto” do projeto automaticamente. Depois, basta levar o desenho para o Figma para finalizar os detalhes e ter o design completo.

4. Google Drive

A tarefa de solicitar resumos de planilhas ou encontrar informações perdidas em documentos antigos é facilitada com a integração do Google Drive ao chatbot. Ao receber os prompts, a IA consegue buscar e também “ler” arquivos que têm o acesso autorizado.

Continua após a publicidade

5. Slack

Você já voltou das férias e se deparou com um caminhão de mensagens acumuladas? O uso do Slack dentro do ChatGPT tem como uma das funções resumir discussões de canais específicos, tudo em conformidade com as permissões de privacidade do aplicativo.

6. Booking.com

Defina o destino, a data e o orçamento da viagem e deixe que a IA apresente sugestões de hospedagem com fotos e preços. Esse processo é possível graças ao assistente do Booking.com no ChatGPT, que permite adicionar os filtros do roteiro diretamente na conversa.

Continua após a publicidade

7. Spotify

A criação de playlists é outro processo que pode ser automatizado com o auxílio da plataforma da OpenAI, que tem integração com o Spotify. Após receber comandos como “músicas brasileiras para tocar em um churrasco”, a ferramenta gera a lista de músicas e a salva automaticamente na biblioteca do usuário.

8. Apple Music

Continua após a publicidade

A inclusão do Apple Music ao chatbot segue a mesma lógica do seu concorrente, uma vez que permite que, por meio de prompts simples, os usuários consigam criar playlists e buscar por álbuns no serviço de streaming musical.

Leia também:

VÍDEO: Cuidado com o que você pede para o ChatGPT (tem jeito certo de perguntar para a IA?)

Continua após a publicidade