7 novidades do HyperOS 3 que chegarão aos celulares da Xiaomi
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Bruno De Blasi |

O HyperOS 3 é a nova versão da interface usada nos celulares da Xiaomi com base no Android 16. A atualização traz mudanças visuais, uma nova ilha dinâmica e novos recursos com ajuda de IA.
- Qual é o melhor celular Xiaomi para comprar em 2025?
- Por que alguns apps populares não funcionam em celulares da Xiaomi?
A seguir, confira:
- As novidades do HyperOS 3
- Quando o HyperOS 3 chega?
- Quais celulares vão receber o HyperOS 3?
- Quando o HyperOS 3 foi lançado?
7 novidades do HyperOS 3
As principais mudanças no HyperOS 3 são:
- Nova ilha dinâmica
- Novos ícones e animações
- Compartilhamento ao aproximar celulares
- Tela de bloqueio animada
- Conectividade com aparelhos da Apple
- Mudanças na galeria
- Mais recursos de IA
1. Nova ilha dinâmica
A principal mudança está na chegada de uma nova ilha dinâmica para monitorar apps, chamada Xiaomi HyperIsland. O recurso é uma das novidades do Android 16 e marcou sua presença nos modelos da fabricante chinesa.
A HyperIsland pode mostrar informações importantes num pequeno painel na barra de notificações. Ao tocar sobre a ilha, é possível expandi-la e executar ações como pausar uma música, gravar áudio ou controlar um timer.
Além disso, a Xiaomi permite acompanhar até dois apps simultâneos nas ilhas, com comando para abrir um deles numa janela suspensa sem atrapalhar a navegação.
2. Novos ícones e animações
A atualização traz ajustes visuais, como novas animações mais fluidas entre aplicativos e um pacote remodelado de widgets e ícones da tela inicial.
3. Compartilhamento ao aproximar celulares
Similar ao que acontece no iOS, o HyperOS 3 ganhou um recurso para compartilhar arquivos ao aproximar dois celulares. O recurso, inclusive, funciona com iPhones.
4. Tela de bloqueio animada
A tela de bloqueio conta com uma nova opção para inserir papéis de parede dinâmicos e outra para animar fotos estáticas com IA. Além disso, há uma nova lista de widgets de relógio disponíveis para personalizar o espaço.
5. Conectividade com aparelhos da Apple
A conectividade é um dos grandes destaques: além de permitir o envio por aproximação, o Xiaomi HyperConnect permite abrir a tela do celular em iPads, localizar o aparelho num iPhone e abrir aplicativos em Macbooks.
6. Mudanças na galeria
O app de galeria foi remodelado para facilitar a busca e a visualização de imagens. O update traz diferentes filtros para escolher a grade inicial e vai além da tradicional ordem cronológica de todos os arquivos.
Pesquisar no app ficou mais fácil: é possível usar categorias como “Comida” e “Paisagem” para ter resultados personalizados em poucos segundos.
7. Mais recursos de IA
Pacote de ferramentas de IA da Xiaomi, o HyperAI ganhou mais funções. Para a escrita, é possível analisar uma imagem e criar uma sugestão de legenda rapidamente, enquanto o gravador de áudio foi reforçado com uma opção para limitar ruídos externos.
Quando o HyperOS 3 chega?
A distribuição do HyperOS 3 começou no mês de outubro com os flagships da linha Xiaomi 15.
A fabricante tem um cronograma de lançamentos por etapas que alcança todo o catálogo de aparelhos compatíveis e dura até março do ano que vem — veja a lista.
Quais celulares vão receber o HyperOS 3?
O HyperOS 3 chega para celulares, tablets e wearables das marcas Xiaomi, Redmi e Poco. Confira se o seu está na lista.
Quando o HyperOS 3 foi lançado?
O HyperOS 3 foi anunciado e recebeu a sua versão Beta inicialmente na China em agosto deste ano. O anúncio da versão global surgiu no mês seguinte, com início da distribuição em outubro.
Leia também:
- Qual é o "melhor celular chinês" do Brasil? Xiaomi, Jovi, Oppo, Honor ou Realme
- O que os celulares Xiaomi têm que as concorrentes não oferecem?
- 3 novidades do iOS 26 que lembram celulares da Xiaomi
VÍDEO: Melhores Celulares até 1000 reais de 2025 | Redmi Note 14, Moto G56 ou Galaxy A16?