5 coisas que você precisa apagar do celular antes de 2026
Por Bruno De Blasi |

Quer começar 2026 com bastante espaço livre no celular para tirar fotos, fazer vídeos e muito mais? Existem alguns truques que podem te ajudar a esvaziar a memória, como remover imagens duplicadas, print temporários e apps que não são mais necessários.
- Como limpar a memória do celular | 6 dicas
- Quanto de memória você realmente precisa no celular em 2025?
5 coisas que você precisa apagar para liberar espaço no celular
A seguir, confira as seguintes dicas:
- Fotos duplicadas e de baixa qualidade
- Vídeos longos que nunca mais serão vistos
- Prints “temporários” que viraram permanentes
- Apps que você não abre há meses
- Documentos esquecidos na pasta de downloads
1. Fotos duplicadas e de baixa qualidade
É normal, para garantir o melhor ângulo ou sorriso, tirar várias fotos de uma só vez. Por outro lado, esse hábito pode pesar bastante no armazenamento do celular, ocupando um espaço precioso para novas capturas, apps necessários e afins. O mesmo é válido para cliques de borrados e escuros.
Portanto, abra a galeria do celular e apague as fotos duplicadas e de baixa qualidade. Assim, você melhora a organização do aparelho e ainda libera memória para outros usos.
2. Vídeos longos que nunca mais serão vistos
Outra dica é remover vídeos longos que perderam o sentido e não serão mais vistos. Exceto, é claro, se for uma memória que você deseja preservar, como um show inesquecível, comemoração de um aniversário com um amigos, entre outros casos.
Essa opção ajuda a abrir mais espaço no dispositivo, especialmente se for uma gravação extensa, com muitos minutos e alta resolução. Você também pode guardar os arquivos mais pesados na nuvem ou em uma mídia externa para aliviar o armazenamento do celular sem apagá-los.
3. Prints “temporários” que viraram permanentes
Faça uma limpa em capturas de tela que perderam a utilidade com o tempo. Isto é, registros de comprovantes de pagamento, endereços, sites, conversas, lembretes e demais imagens que já cumpriram o seu papel, e, hoje, apenas ocupam espaço no aparelho.
O mesmo é válido para fotos que você tirou de cartazes, documentos, entre outras situações. Cabe ressaltar que, em ambos os casos, é importante verificar se os arquivos são realmente descartáveis ou não antes de removê-los.
4. Apps que você não abre há meses
Ao longo do tempo, é normal baixar aplicativos para resolver uma situação específica, como ter acesso aos descontos de uma loja, baixar o ingresso de um show, testar um novo calendário e afins. Esses programas, no entanto, podem tanto acabar com o espaço do celular quanto aumentar o consumo da bateria.
Dessa forma, remova os apps e jogos que você não acessa com muita frequência ou que não são abertos há semanas ou meses. Em paralelo, aproveite para reorganizar a tela de início para manter somente os ícones de plataformas que você utiliza no dia a dia.
5. Documentos esquecidos na pasta de downloads
O mesmo é válido para arquivos abandonados no celular, principalmente na pasta de downloads. Esses documentos podem até não pesar tanto, mas são capazes de consumir uma boa parcela do espaço ao acumulá-los por muitos meses, por exemplo.
Verifique, também, outras pastas, como documentos, músicas e afins. Neste caso, se não puder removê-los, guarde-os na nuvem para garantir uma cópia de segurança e esvaziar o aparelho.
Leia mais:
- Como liberar espaço no celular sem desinstalar apps? Veja 9 dicas
- Como limpar o cache do celular | Guia Prático
- Como descobrir a quantidade de memória RAM do seu celular
VÍDEO: CELULARES com 5G: 4 opções mais em conta pra você ESCOLHER