Publicidade

5 aplicativos populares que gastam muita bateria do celular

Por  | 

Compartilhe:
William Hook/Unsplash
William Hook/Unsplash

Alguns aplicativos usados diariamente gastam uma porcentagem considerável da bateria do celular. Isso acontece porque os apps utilizam a tela ativa, conexão com a internet e um alto processamento do dispositivo, combinação de fatores que leva ao consumo rápido da carga.

Apps que gastam muita bateria

A seguir, veja os cinco principais apps que consomem a bateria do seu celular.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

1. Instagram

O Instagram consome muita bateria do celular, pois ao rolar o feed, interagir com outros usuários, carregar fotos e vídeos em alta qualidade, demanda o uso intensivo de internet e processamento. Além, é claro, do tempo de tela ativa.

Outro fator relevante é que, mesmo fechado, o aplicativo continua rodando software em segundo plano — ou seja, o Instagram mantém a atualização de informações e envio de notificações ao usuário, o que contribui ainda mais para o descarregamento.

2. Netflix

A Netflix utiliza bastante bateria do celular devido à reprodução de vídeos online em HD ou 4K. Isso acontece devido ao tempo de tela ativo, que pode levar minutos ou até horas dependendo do conteúdo em reprodução, e ao processamento gráfico intenso dos filmes e séries.

Além disso, o celular permanece conectado à internet por muito tempo para fazer o streaming ou o download dos vídeos, caso tenha optado por mantê-los salvos na memória.

Continua após a publicidade

3. Spotify

Além de usar internet e processamento de forma excessiva, o Spotify também exige que algumas funções do celular fiquem ativas, como o Bluetooth, principalmente para quem utiliza fones de ouvido sem fio. 

Com aplicativo fechado, a sincronização de dados, as notificações e o download das músicas continuam, o que resulta no consumo maior da bateria.

Continua após a publicidade

4. Zoom

O Zoom exige dados móveis ou Wi-Fi ativos para funcionar. Além disso, a transmissão de vídeo e áudio em alta qualidade em tempo real também demanda muito do processador.

Outra função do app que evidencia o consumo de energia é o compartilhamento de tela, reuniões longas, e o uso contínuo da câmera e do microfone.

5. Waze

Continua após a publicidade

Os recursos do Waze, como o GPS e a localização em tempo real do usuário, exigem que o processador trabalhe rapidamente. 

Para o uso do app é necessário que a tela fique ligada para atualizar constantemente a posição do usuário. Esse funcionamento acaba resultando em um maior consumo de bateria.

Como evitar que esses apps gastem a bateria do celular

Continua após a publicidade

Você pode acessar as configurações do seu aparelho e verificar quais aplicativos consomem maior nível de bateria, o próximo passo é ir até esses apps e interromper as notificações irrelevantes.

Outra opção é desativar as atualizações dos aplicativos em segundo plano, o Canaltech te ensina passo a passo de como realizar esse procedimento em celulares Android e iOS.

Leia mais:

Continua após a publicidade

Vídeo: Por que tudo agora tem Inteligência Artificial gratuita? É de graça mesmo? E a paga?