Publicidade

3 lançamentos do ChatGPT em dezembro

Por  | 

Compartilhe:
Zulfugar Karimov/Unsplash
Zulfugar Karimov/Unsplash

Em meio ao avanço acelerado do Google Gemini, a OpenAI teria ativado um “código vermelho” interno para acelerar a entrega de novos recursos do ChatGPT. Segundo informações do The Wall Street Journal, a orientação partiu do CEO Sam Altman e priorizou melhorias imediatas no chatbot, com foco em desempenho, confiabilidade e personalização. O resultado foi uma sequência de lançamentos ao longo de dezembro.

3 novidades do ChatGPT lançadas em dezembro

Confira as três novidades divulgadas pelo ChatGPT em dezembro de 2025:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
  1. GPT-5.2;
  2. Gerador de imagens;
  3. Loja de apps.

1. GPT-5.2

Anunciado em 11 de dezembro, o GPT-5.2 é o novo modelo avançado do ChatGPT para uso profissional, em uma resposta à evolução dos modelos Gemini do Google. Ele é ideal para tarefas de trabalho contínuo e agentes de longa duração.

Na prática, o GPT-5.2 aprimora a criação de planilhas, apresentações e códigos, além de lidar melhor com contextos longos e tarefas complexas. O modelo ganhou maior precisão e avanços na compreensão de conteúdos visuais e documentos estruturados. Ele foi lançado em três variações, Instant, Thinking e Pro, e, por enquanto, está disponível apenas para usuários dos planos pagos do ChatGPT.

2. Gerador de imagens

No dia 16 de dezembro, a OpenAI lançou o GPT Image 1.5, nova versão do gerador de imagens do ChatGPT, com espaço dedicado no app. O modelo promete maior velocidade e qualidade visual para competir com o Nano Banana, do Google.

O recurso permite gerar imagens a partir de descrições em texto, usar filtros predefinidos e editar imagens existentes com mais precisão. Segundo a OpenAI, o modelo segue melhor as instruções do usuário, altera apenas os elementos solicitados e apresenta melhorias na renderização de rostos, cores e textos pequenos dentro das imagens.

O GPT Image 1.5 está liberado para todos os usuários e funciona em qualquer modelo disponível na plataforma.

Continua após a publicidade

3. Loja de apps

Em 18 de dezembro, a OpenAI anunciou o Diretório de Aplicativos do ChatGPT, uma loja integrada de apps que permite acessar ferramentas de parceiros nas conversas. A proposta aproxima o chatbot do conceito de “super aplicativo”, em que diferentes serviços podem ser acionados por comandos simples ou por sugestões contextuais.

A loja traz apps de produtividade, criatividade e estilo de vida, como Canva, Photoshop, Notion, Google Drive, Spotify e Uber. Junto com o diretório, a OpenAI lançou um kit de desenvolvimento que possibilita e facilita a integração de novos aplicativos ao ChatGPT por meio de um protocolo de compartilhamento de dados e contexto.

Continua após a publicidade

Confira outros conteúdos do Canaltech:

VÍDEO: O 'ChatGPT Atlas' chegou: o navegador da OpenAI que usa IA pra "lembrar" do que você gosta