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15 anos de Instagram: 8 coisas que você não sabia ou não se lembra mais

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

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Emanuele Almeida/Canaltech
Emanuele Almeida/Canaltech

O Instagram completa hoje (6) seu aniversário de 15 anos: o aplicativo foi oficialmente lançado na App Store para iOS no dia 6 de outubro de 2010 e revolucionou a forma de compartilhar imagens (e posteriormente vídeos) na internet.

Muita coisa mudou no período, principalmente após a aquisição da Meta. O que antes era um espaço para postar fotos com filtros retrô se transformou numa plataforma muito mais ampla e protagonista na rotina dos brasileiros.

A seguir, o Canaltech traz algumas curiosidades da história do app:

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8 fatos sobre os 15 anos de Instagram

Veja a lista:

  1. Um dos criadores é brasileiro
  2. Primeira versão foi lançada só para iPhone
  3. Inicialmente era focado só em fotos
  4. Filtros originais ainda podem ser usados
  5. Meta comprou por US$ 1 bi
  6. Feed era apenas cronológico
  7. Stories e Reels foram inspirados em outras plataformas
  8. Um ovo já foi a foto mais curtida

1. Um dos criadores é brasileiro

O Instagram tem um pouco de Brasil desde a sua criação: o app foi desenvolvido pelos cofundadores Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger, de São Paulo (SP). 

Krieger estudou ciência da computação na Universidade de Stanford, nos EUA, e já tinha desenvolvido um protótipo de rede social para fotos antes de embarcar na plataforma. Além disso, o brasileiro publicou a primeira foto da história do app, em julho de 2010, quando a ferramenta estava em fase de testes (veja abaixo).

2. Primeira versão foi lançada só para iPhone

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O Instagram foi um sucesso imediato e alcançou um milhão de usuários no iOS com apenas dois meses de existência. Enquanto as pessoas postavam suas criações na rede social pelo iPhone, quem tinha Android precisou esperar ou recorrer a outros aplicativos.

O Sistema do Robozinho ganhou uma versão do Instagram apenas em abril de 2012, com a plataforma já consolidada e prestes a ser adquirida pelo Facebook (atual Meta).

3. Inicialmente era focado em fotos

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Abrir o Instagram em 2025 é uma exposição a vídeos de diferentes formatos. Abrir o perfil de alguma pessoa prioriza os Reels no lugar das fotos, por exemplo, e o próprio chefe da rede já admitiu que o foco está nos vídeos curtos

Porém, nem sempre foi assim: o suporte a vídeos chegou apenas em 2013, ainda no formato quadrado do feed. Por muito tempo, o Instagram se consolidou como um espaço para compartilhar imagens — o X (então Twitter) era focado em textos e o YouTube em vídeos.

4. Filtros originais ainda podem ser usados

O grande diferencial da rede era poder usar filtros com estética retrô, parecidos com câmeras analógicas antigas. Inclusive, ainda é possível usar os efeitos originais da rede social.

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Ao postar uma foto no feed, basta abrir a aba “Filtros” para encontrar opções clássicas como X-Pro II, Lo-Fi e Nashville.

5. Meta comprou por US$ 1 bi

Um dos momentos mais importantes da história da plataforma é a aquisição pela Facebook Inc (atual Meta) em abril de 2012, por US$ 1 bilhão. A compra marcou o início do “império” da empresa de Mark Zuckerberg, já muito popular com o Facebook e que posteriormente traria o WhatsApp ao portfólio.

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Atualmente, a Meta permite sincronizar as contas de cada plataforma e unifica muitos recursos entre as redes. Por um lado, existem críticas de que o Instagram tenha perdido traços únicos com a mudança.

6. Feed era apenas cronológico

Uma grande polêmica ocorreu em 2016, quando a rede social trocou o feed cronológico (dos posts mais recentes aos mais antigos) por uma nova versão baseada em algoritmo e com publicações de contas que os perfis não seguiam. 

A plataforma voltou com uma opção cronológica em 2019, mas não é ativada por padrão.

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7. Stories e Reels foram inspirados em outras plataformas

O Instagram tem um histórico de trazer recursos populares nos concorrentes. O primeiro caso famoso é o dos Stories, popularizados pelo Snapchat e trazidos para a rede em 2016.

Depois de algumas empreitadas com vídeos, a plataforma decidiu seguir o mesmo modelo de clipes verticais curtos do TikTok com o lançamento dos Reels em 2021.

8. Um ovo já foi a foto mais curtida

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Por muito tempo, a foto mais curtida da história do Instagram foi… a imagem de um ovo. O perfil @world_record_egg foi criado justamente para bater o recorde de likes em 2019, que então pertencia a uma publicação da influencer Kylie Jenner.

O ovo ficou no topo do trono por pouco mais de dois anos, até perder o primeiro lugar para uma foto de Lionel Messi comemorando a Copa do Mundo de futebol em 2022.

O sucesso do Instagram

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O aplicativo foi lançado em 2010 como uma forma de compartilhar imagens e ganhou diversos recursos no passar dos anos: mensagens diretas, Stories, Amigos Próximos e Reels são alguns dos exemplos, sem contar a presença da rede social Threads.

A plataforma é extremamente popular no Brasil e um sucesso global. A marca de um bilhão de usuários ativos chegou em 2018, enquanto neste ano a Meta confirmou o recorde de três bilhões de contas ativas por mês.

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