Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

15 anos do Street View: Google Maps é atualizado com "viagem no tempo" no app

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Maio de 2022 às 14h10

Link copiado!

Imagem: Brett Jordan/Pexels
Imagem: Brett Jordan/Pexels
Tudo sobre Google

Nesta terça (24), o Street View do Google Maps completa 15 anos. O projeto, primeiramente pensado como uma “ideia inalcançável” do cofundador do Google Larry Page, atualmente acumula mais de 220 bilhões de visualizações, espalhadas em cerca de 100 países e territórios. Para celebrar a virada, foi anunciada uma importante atualização para a câmera das fotos panorâmicas e uma renovação da interface do app para “viajar no tempo”.

Nova câmera do Google Maps

“Das costas de um camelo no deserto da Arábia, a uma moto de neve percorrendo o ártico, fomos criativos com as maneiras como usamos as câmeras do Street View para captar imagens”, iniciou o Google. Para tornar as capturas panorâmicas ainda mais versáteis, a empresa apresentou a nova câmera que deve acompanhar googlers por vários cantos do mundo.

Continua após a publicidade

Ela tem o tamanho de uma “caixa de transporte para gatos”, pesa cerca de 7 kg e pode ser customizada com mais facilidade, graças a sua construção modular. A ideia é ter um equipamento preparado para encarar terrenos mais complexos, como áreas não mapeadas de florestas e trilhas, enquanto a montagem em veículos requer menos estrutura.

“Nossa nova câmera pode ser acoplada a qualquer veículo com rack de teto e operada diretamente de um celular — sem a necessidade de um carro especializado ou equipamento de processamento complexo”, explicou o Google.

Continua após a publicidade

"Viagem no tempo" pelo celular

O acesso a capturas de um mesmo espaço, mas em anos anteriores, enfim chegou ao Maps para Android e iOS. No celular, agora é possível fazer uma verdadeira “viagem no tempo” para conferir as mudanças de um endereço ao longo dos anos.

Naturalmente, a passagem do tempo só pode ser conferida quando há registros disponíveis no Google — o que nem sempre acontece, especialmente em cidades pequenas. Contudo, quando a empresa mantém registros recorrentes de um endereço, é possível conferir a paisagem mudando, prédios em construção e outras alterações importantes que, no dia a dia, podem passar despercebidas.

Ao visitar um local com diferentes registros, o Maps oferecerá um botão "Ver mais datas", em que serão dispostas as outras ocasiões em que aquele ambiente foi fotografado. Essa função já existe na versão web do Google Maps, acessível pelo navegador para PC. No celular, a novidade deve ser distribuída por meio de uma atualização.

Continua após a publicidade

Street View Studio

Para tornar os registros do Street View ainda mais ricos, o Google apresentou o Street View Studio, uma ferramenta que possibilita que usuários publiquem conjuntos de fotos que compõem uma paisagem como uma única imagem panorâmica em 360°.