Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ferramenta do Google treina usuários para entrevistas de emprego com IA

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Maio de 2022 às 11h36

Link copiado!

Pexels/Anna Shvets
Pexels/Anna Shvets
Tudo sobre Google

O Google desenvolveu uma nova ferramenta baseada em inteligência artificial que ajuda os usuários a se prepararem para entrevistas de processos seletivos. Conhecida como “Interview Warmup” (ou aquecimento para entrevistas, em português) é composta por questões comuns em entrevistas de emprego, como a parte em que o candidato fala um pouco sobre si, por exemplo.

Depois que o usuário responde as perguntas feitas pela IA da plataforma, ela analisa as respostas — que podem ser respondidas por meio de voz ou escrita — e aponta possíveis melhorias. Entre elas estão aspectos como o uso excessivo de certas palavras ou o tempo que o usuário gasta para falar sobre determinado assunto, por exemplo.

A ferramenta conta com perguntas técnicas, situacionais e de histórico profissional e pessoal e é baseada no algoritmo do Google que emprega o aprendizado de máquina para identificar padrões e gerar conclusões.

Continua após a publicidade

Além disso, ao final de cada "entrevista", a plataforma também analisa quais pontos foram ou não abordados em cada resposta. Eles incluem experiência, habilidades, lições aprendidas, exemplos e resultados.

O Interview Warmup é voltado principalmente para aqueles que fazem os cursos de Certificados de Carreira do Google que esperam conseguir uma vaga. Os usuários podem praticar entrevistas voltadas para as áreas específicas de E-commerce, análise de dados, suporte de TI, gerenciamento de projetos e UX Design — assuntos abordados nos cursos da empresa.

Outro detalhe é que o Google não salva o áudio ou as transcrições das sessões de entrevista de emprego. Entretanto, os usuários podem copiar ou baixar uma transcrição manualmente após a conclusão.

Continua após a publicidade

Atualmente, o recurso está disponível apenas em inglês e é voltado para entrevistas nos EUA, contudo, o Google planeja expandir a ferramenta para ajudar mais candidatos. A plataforma é uma boa opção para aqueles que desejam praticar o idioma em contextos de entrevista. Para usar o Interview Warmup basta acessar o site