Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 aplicativos para monitorar a sua casa pelo celular

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 24 de Novembro de 2021 às 14h30

Link copiado!

Jeroen den Otter/Unsplash
Jeroen den Otter/Unsplash

Foi-se o tempo em que eram necessárias câmeras caríssimas para monitorar a casa. Embora seja o método mais eficiente, hoje já é possível montar um sistema completo de monitoramento usando apenas o celular. E é isso o que o Canaltech vai te ensinar mostrando 10 aplicativos que podem servir como câmera de segurança.

As sugestões a seguir são de ferramentas que transformam o seu smartphone em uma câmera de segurança de forma independente. Ou seja, não é necessário ter uma assinatura de um plano junto a alguma empresa, nem recorrer a câmeras específicas de vigilância. O que é obrigatório é ter ao menos dois celulares: um será usado como webcam, e o outro para monitorar o primeiro aparelho.

Lembrando, também, que os serviços requerem apenas o seu e-mail e a criação de uma senha para serem utilizados. Em todos eles, você precisará liberar permissões de uso de câmera e microfone.

Continua após a publicidade

Dicas de aplicativos de monitoramento de segurança pelo celular

1. Alfred Home Security Camera

  • Disponível para:Android | iOS
  • Preço: gratuito com opção de compras no app
Continua após a publicidade

Este já é um velho conhecido por quem usa o celular como câmera de segurança em casa. O Alfred Home Security Camera permite utilizar aparelhos mais antigos como câmeras para vigiar ambientes. Entre suas principais funções estão acesso remoto, transmissão ao vivo de vídeo, recurso de walkie-talkie (rádio) e zoom, armazenamento na nuvem, entre outras. Para quem for assinante mensal, o Alfred ainda traz gravação de vídeo em HD.

2. AtHome Camera

  • Disponível para:Android | iOS
  • Preço: gratuito com opção de compras no app
Continua após a publicidade

Outra solução bastante popular entre os apps de vigilância residencial é o AtHome Camera, que tem como principal chamariz a compatibilidade com múltiplas plataformas — Android, iOS, Mac e Windows. Também se diferencia dos concorrentes por funcionar em dois aplicativos separados: um fica responsável apenas como câmera, e o outro serve para controlar o monitoramento.

Mais funções incluem modo multi-tela para até quatro câmeras ao mesmo tempo, acesso remoto, reconhecimento facial do usuário e gravação em time lapse. Recursos extras podem ser liberados mediante o pagamento de uma taxa, porém o app em si e suas principais funcionalidades são gratuitas.

3. IP Webcam

Continua após a publicidade
  • Disponível para:Android
  • Preço: gratuito

Para quem busca uma alternativa bem simples (e bota simples nisso, viu?), o IP Webcam é a indicação ideal. Sem muitas firulas, a plataforma transforma seu celular em uma câmera que pode ser controlada e acessada remotamente, além de ser compatível com transmissão ao vivo, detecção de movimento, áudio e suporte com serviços na nuvem, entre eles o Dropbox.

Continua após a publicidade

A interface pode não ser das melhores, e a configuração inicial também pode apresentar uma certa lentidão durante os primeiros minutos de uso do app. Fora isso, o IP Webcam é uma ferramenta que cumpre aquilo que promete de maneira básica, mas eficiente. Até o momento, não há uma versão disponível para iOS.

4. TrackView

  • Disponível para:Android | iOS
  • Preço: gratuito com opção de compras no app
Continua após a publicidade

O TrackView funciona como uma câmera de monitoramento, mas com recursos um pouco mais completos. O app vem com localização em tempo real via GPS, captura remota de áudio bidirecional e vídeo, detecção de movimentos, compatibilidade com aparelhos mais antigos (que operam em rede 2G, por exemplo) e modo de visão noturna, para ajudar a ver no escuro. Também pode ser integrado ao Gmail e serviços na nuvem, para salvar gravações.

Claro que nem tudo isso está disponível na versão gratuita. A maioria dos recursos só fica acessível nas modalidades pagas. Entretanto, o modelo sem custo, por si só, já vale a pena.

5. WardenCam

  • Disponível para:iOS
  • Preço: gratuito com opção de compras no app
Continua após a publicidade

Mais uma alternativa simples e sem enrolação, o WardenCam funciona com aparelhos mais antigos a partir de redes Wi-Fi ou 3G/4G, além de ter integração com Google Drive e Dropbox. Quanto à função de câmera de vigilância, é possível usar o app para monitorar mais de uma câmera ao mesmo tempo, contando ainda com recursos como detecção de movimentos, alertas, saída dupla de áudio, entre outros.

O WardenCam é gratuito para testar. Mas, ao invés de um modelo mensal de assinatura, a ferramenta cobra uma taxa única para quem quiser liberar todas as funções de uma vez. Bem melhor, não é mesmo?

6. Vigilância Ivideon

Continua após a publicidade

Com uma pegada mais profissional, o Ivideon já foi instalado em mais de 2 milhões de dispositivos, tornando este um dos aplicativos mais usados por quem procura um sistema de vigilância de baixo custo. E com a vantagem de que você pode vincular webcams ou câmeras de outras fabricantes.

Continua após a publicidade

No geral, a plataforma oferece o básico já esperado para um app da categoria, o que inclui armazenamento de gravações na nuvem, envio de notificações push em caso de movimentos suspeitos e acesso remoto às câmeras conectadas no aplicativo. Há ainda recursos para acelerar as gravações, compartilhar as filmagens com outras pessoas, pesquisar rapidamente por vídeos gravados e suporte para gravação em alta definição.

7. Mobile Security Camera (FTP)

  • Disponível para:Android | iOS
  • Preço: gratuito com opção de compras no app
Continua após a publicidade

Desta lista, talvez o Mobile Security Camera (FTP) seja o aplicativo que ofereça a interface mais fácil de ser usada. Mas não se engane: a plataforma tem um conjunto tão robusto de funções como outras ferramentas desta seleção, incluindo salvamento automático de gravações na nuvem, filmagem otimizada para vários tipos de sistemas de segurança e acesso remoto.

Também é um app com limitações na versão gratuita, mas a versão paga, que é cobrada em uma assinatura mensal, serve apenas como um complemento para quem deseja algo mais completo.

8. tinyCam Monitor

  • Disponível para:Android
  • Preço: gratuito

O tinyCam Monitor é um aplicativo focado em para vigilância remota, controle e gravação de vídeo digital para suas câmeras de rede/IP privadas ou públicas, codificadores de vídeo e DVRs. Na versão gratuita, o app suporta a conexão de várias câmeras simultaneamente — incluindo modelos profissionais e específicos usados para monitoramento —, compartilhamento de câmeras com outros usuários, dois modos distintos de áudio e zoom digital.

Para quem procura algo mais completo, o tinyCam Monitor tem uma versão Pro que amplia a capacidade de armazenamento de arquivos na nuvem, interface com até 14 layouts diferentes, gravação em cartões SD, entre outras funções exclusivas.

9. Presence Video Security Camera

  • Disponível para:Android | iOS
  • Preço: gratuito com opção de compras no app

O Presence é uma das opções mais populares entre usuários que possuem smartphones antigos que há anos deixaram de ser atualizados. Em versões para iPhone, iPad e dispositivos Android, o app pode ser controlado remotamente ou via comandos de voz, tem 5 GB de espaço gratuito para salvar gravações de vídeo, e oferece um sistema de alertas para movimentos detectados durante o monitoramento.

10. Security Camera CZ

  • Disponível para:Android
  • Preço: gratuito com opção de compras no app

Pensado para pais que desejam monitorar os filhos em casa, o Security Camera CZ também pode ser usado como um sistema completo de vigilância para outros fins. Com um segundo smartphone conectado ao aplicativo, o usuário pode gravar em HD o vídeo e áudio dos ambientes, usar o zoom para fazer aproximações em pontos específicos, tirar fotos ou ainda usar o modo noturno para locais com pouca iluminação.

Fonte: Android Authority, Ubuntu Pit, Reolink