Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
E-mail
Victor Carvalho/Canaltech
Nos últimos anos o iOS ganhou várias melhorias em todo o sistema: widgets na tela inicial, Texto ao Vivo em fotos e imagens, modo noturno, biblioteca de apps, vídeos Picture-in-Picture e notificações mais organizadas, deixando a tela de bloqueio praticamente sem alteração há mais de uma década. Até agora.
A chegada do iOS 16 para os usuários de iPhone consolida esta como uma das maiores atualizações dos últimos anos, e após passar meses utilizando o sistema ainda em sua fase beta venho compartilhar nesta análise os altos e baixos do update, que agora oferece grande personalização da Tela Bloqueada, notificações mais organizadas, maiores utilidades para o Modo Foco, aplicativo Saúde com importante lembrete de Medicamentos e muito mais.
Prós
Alta customização da tela de bloqueio
Aplicativo Saúde com Medicamentos
Modo Foco mais ágil e integrado
Teclado com resposta tátil
Texto ao Vivo em vídeos
Destaque de fundo
Contras
Alto consumo de bateria
Ícone de bateria pode parecer confuso
Botões de atalho da tela de bloqueio continuam fixos
Use a tela de bloqueio para se expressar
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Com o iOS 16, a Apple apresenta uma renovação completa para a Tela Bloqueada, oferecendo alta customização para você deixar o smartphone do seu jeito.
Notificações agora podem ser escondidas para dar destaque ao wallpaper, widgets compactos exibem informações com praticidade sem precisar abrir o aplicativo, efeito de profundidade de campo esconde parte do horário para destacar o que está na frente.
Este é o update que todos esperávamos. Com a nova Tela Bloqueada podemos nos expressar de diferentes formas ao longo da semana (ou até no mesmo dia) apenas pressionando a tela e arrastando para os lados.
A interface de edição lembra a dos mostradores do Apple Watch, onde basta arrastar para cima para remover a tela atual e arrastar até a direita para adicionar uma nova tela.
Agora, podemos escolher entre papéis de parede pré-definidos como Tempo e Astronomia, configurar emojis em diferentes padrões, escolher vários efeitos de cor diferentes e, claro, escolher fotos da galeria com efeitos aplicados para tornar o smartphone ainda mais único.
Continua após a publicidade
Após escolher o papel de parede da tela de bloqueio, também é possível personalizar a tela de início, podendo utilizar a mesma foto original em modo focado ou desfocado, utilizar uma cor sólida ou degradê de sua preferência ou ainda adicionar uma outra foto dedicada para a tela inicial.
Confesso que passei muito mais tempo organizando as diferentes telas de bloqueio do meu celular do que eu gostaria, mas a satisfação de ver algo com a sua personalidade compensa os vários minutos deslizando pelas opções, combinando as diferentes personalizações e escolhendo diferentes fontes e cores.
Outra grande novidade fica para a chegada das Atividades ao Vivo (ou Live Activities): notificações fixas que nos deixam acompanhar um timer em andamento, placar de jogos, entregas de delivery, apps de exercício e mais.
Continua após a publicidade
Embora a Apple tenha prometido para o iOS 16, a função é implementada de forma nativa no aplicativo Música e Relógio, onde permite acompanhar o timer sem necessidade para abrir o app ou procurar entre as notificações.
Com a liberação do software ao público, a Apple agora inicia os testes do iOS 16.1, cuja versão inclui códigos disponibilizados aos desenvolvedores para implementar as Atividades ao Vivo em seus aplicativos. A chegada do novo update deve acontecer nas próximas semanas.
Modo Foco aprimorado
Continua após a publicidade
Permitindo que usuários configurem notificações e telas iniciais independentes para diferentes horários do dia (como trabalho, estudo, descanso, carro, estudos e mais), o iOS 16 deixa o Modo Foco ainda mais completo ao levar as telas customizadas para cada modo escolhido.
Este é um dos recursos que uso diariamente e me permite adicionar um espaço dedicado para aplicativos relacionados ao trabalho no Foco Trabalho. Configuro para acessar facilmente widgets de calendário e tarefas, bem como apps de ponto, e-mail e mensageiros.
O novo Foco pode ser sincronizado entre dispositivos e ativado em todos seus produtos da Apple ao mesmo tempo, seja durante um tempo determinado no dia ou utilizando o GPS para ativação ao chegar ou deixar o local de trabalho ou estudo.
Usuários de Apple Watch com watchOS 9 conseguem exibir um mostrador específico para o Foco escolhido e donos de iPad com o iPadOS 16 (previsto para chegar em outubro) também podem configurar telas dedicadas, embora o wallpaper não acompanhe a mudança como nos iPhones.
Continua após a publicidade
Aplicativo Saúde lembra você de medicamentos e vitaminas
Enquanto eu testava as versões beta do iOS 16 peguei uma forte gripe e precisei tomar um punhado de medicamentos por uma semana. Lembrei que um dos principais destaques do novo app Saúde era justamente facilitar a configuração dos remédios e lembrar você exatamente quando e qual tomar. Dei uma chance para o recurso e ele virou um dos meus favoritos.
Para acessar é fácil: basta abrir o app Saúde, tocar a aba “Explorar” e selecionar a categoria “Medicamentos”.
Continua após a publicidade
Você pode adicionar facilmente um medicamento utilizando o nome ou câmera, e mesmo se o remédio não estiver catalogado, basta tocar em “Adicionar” e selecionar manualmente o tipo de medicamento, sua intensidade, frequência e horários em que você ou outra pessoa deve tomar, além de facilitar a identificação escolhendo a forma e cores para o ícone e o plano de fundo.
Caso você selecione o medicamento da lista disponibilizada, o aplicativo alerta para fatores de interações, incluindo álcool, cannabis e tabaco, mas também notifica caso um medicamento entre em conflito com outro.
Foi quando eu descobri que o Ibuprofeno não só possui risco sério de interação para o álcool como também pode causar sérios problemas de saúde em quem tem asma, desencadeando uma crise grave.
Por estes alertas e a facilidade e praticidade de compartilhar os dados com familiares, a nova categoria de Medicamentos do aplicativo Saúde é um dos pontos mais importantes do iOS 16 e um dos meus favoritos.
Continua após a publicidade
Os pequenos detalhes
A nova versão do sistema operacional finalmente leva resposta tátil ao teclado, vibrando a cada tecla pressionada em vez de apenas reproduzir som. Também temos o controverso novo ícone de bateria que pode ser ativado nas configurações, oferecendo indicação da porcentagem da bateria em número.
O iMessage também recebeu novidades que melhoram a troca de mensagens de iPhone para iPhone. Usuários agora podem editar e apagar mensagens enviadas (recursos muito bem-vindos), além de assistir séries e filmes e ouvir músicas em tempo real com outras pessoas (que eu usei só uma vez).
Continua após a publicidade
Após a chegada do Texto ao Vivo em imagens no ano passado, a Apple implementa o Texto ao Vivo em vídeos no iOS 16, permitindo copiar palavras e parágrafos inteiros com facilidade apenas pausando o vídeo e selecionando o trecho. O recurso funciona apenas no player nativo do iOS, impossibilitando o uso em aplicativos como YouTube. Em vídeos gravados pelo smartphone também é possível copiar o conteúdo.
A evolução do Texto ao Vivo é o Destaque de fundo, onde o sistema recorta de forma geralmente precisa um objeto, pessoa ou animal na foto ou imagem para facilitar o compartilhamento em mensagens ou redes sociais. Ótimo recurso para fazer stickers e figurinhas.
O aplicativo Mensagens da Apple também trouxe grandes novidades e finalmente agora permite editar e apagar mensagens enviadas em até 15 minutos. Um alerta é exibido para todos na mesma conversa indicando que o balão de mensagem foi editado ou excluído.
Continua após a publicidade
Também temos o novo registro de atividades no iPhone mesmo sem um Apple Watch, permitindo que usuários meçam passos, distância percorrida e estimativa de calorias no círculo de movimento. Círculos de Exercícios e Ficar em Pé continuam exclusivos para uso com o Apple Watch.
Onde pode (e deve) melhorar?
Com o iOS 16 a Apple trouxe novidades que me empolgaram bastante, especialmente em relação à tela de bloqueio, mas não existe motivo para ainda fixar apenas os botões de atalho para lanterna e câmera.
Eu uso ambos o tempo todo e não ligo de continuar sem mudanças, mas há quem prefira utilizar outras ações e aplicativos. Não dar a opção para o usuário escolher o que quer é decepcionante.
Continua após a publicidade
Outra alteração que deveria chegar em futuras versões de software está para a quantidade de widgets na tela inicial. Atualmente a Apple oferece quatro colunas em uma única linha e dois tamanhos de widget. Oferecer uma segunda linha e um novo tamanho grande de widget permitiria facilitar a organização de calendários, exibindo todos os dias da semana sem prejudicar a interface.
Embora eu não seja o maior crítico do novo ícone de porcentagem de bateria do iOS 16 — para mim o número escrito é mais que o suficiente —, reconheço que a Apple poderia oferecer um método mais claro para exibir a condição da bateria, uma vez que o ícone fica sempre preenchido e um olhar rápido pode sugerir que o celular está com a bateria cheia quando não estaria.
Entregar ao menos um método mais claro para facilitar o entendimento — seja reduzindo o preenchimento do ícone atrás do texto, utilizando diferentes cores ou outras ideias — e oferecer diferentes opções com certeza agradaria todo o público.
Performance e bateria
Dois pontos de grande preocupação relacionados ao novo iOS 16 e me questionam constantemente ficam para o desempenho do iPhone no dia a dia e sua duração de bateria.
Com meu iPhone XS (anunciado em 2018 e equipado com o chip A12 Bionic), noto que há superaquecimento sempre que configuro a tela de bloqueio, o que parece ser um problema que afeta outros usuários do mesmo smartphone. O iPhone XR e iPhone 11 que tenho em casa não apresentam este erro.
Para funções do dia a dia como tirar fotos, gravar vídeos e uso de redes sociais não percebo mudança em desempenho. Minha primeira impressão assim que atualizei foi que, na verdade, o iPhone ficou mais ágil.
Já em relação à bateria é fácil perceber que o sistema está consumindo muito mais que o esperado. Pelas redes sociais é fácil encontrar comentários repletos de curtidas e respostas concordando que o celular está descarregando muito mais rápido, sendo necessário conectar à tomada de duas a três vezes ao dia.
Conclusão
É inegável que o iOS 16 chega como uma das maiores atualizações já feitas pela Apple, mas existe um grande problema que pode afetar a duração de bateria e levar o iPhone a descarregar mais rápido que o de costume.
A nova Tela Bloqueada com grandes customizações e escolha de cores e fontes diferenciadas, Atividades ao Vivo sempre visíveis, nova forma de empilhar e visualizar notificações, bem como recursos práticos para copiar um objeto, animal ou pessoa de uma foto com poucos segundos são novidades empolgantes, mas o preço a se pagar em relação ao consumo de bateria pode ser grande para muitos.
Dito isso, acredito que a melhor opção para pessoas mais cautelosas seja esperar pelo próximo update, o iOS 16.1, que atualmente está em fase de testes e deve ser liberado pela Apple nas próximas semanas.