Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung revela One UI, a nova interface para o Android de seus aparelhos

Por| 07 de Novembro de 2018 às 20h30

Link copiado!

Samsung revela One UI, a nova interface para o Android de seus aparelhos
Samsung revela One UI, a nova interface para o Android de seus aparelhos
Tudo sobre Samsung

Durante conferência para desenvolvedores que a Samsung realizou nesta terça (7) na cidade de São Francisco, no estado da Califórnia, entre as diversas novidades apresentadas a que afetará mais diretamente os usuários da marca é sua nova interface para o Android, chamada de One UI.

A nova interface tem como principal objetivo simplificar o uso para o usuário, excluindo todas as ações e informações que não forem relevantes.

Um exemplo dessa simplificação mostrado durante o evento foi que, ao começar a digitar um número de telefone para fazer uma ligação, o app do telefone já elimina automaticamente da tela todas as outras opções que não sejam o teclado de discagem, pois entende que ao digitar um número novo as opções de busca ou de acesso a lista de contatos se tornam irrelevantes.

Continua após a publicidade

Outro foco do redesign é tornar a interação com o dispositivo mais natural. De acordo com a Samsung, uma das reclamações mais recorrentes dos usuários é de que os smartphones têm se tornado cada vez mais difíceis de usar, não apenas por conta da quantidade de informações que aparecem na tela mas também pelo próprio tamanho dos aparelhos, que os tornam cada vez mais difíceis de serem utilizados com apenas uma mão.

Por isso, toda a One UI foi desenvolvida para que os usuários consigam utiliza seu aparelho sem precisar usar ambas as mãos. Com o novo design, todos os elementos de interação (cliques, caixas de texto, opções de navegação) ficam na parte de baixo da tela — que é a mais fácil de ser acessada com o polegar — enquanto a parte de cima serve apenas para visualizar as informações.

Isso quer dizer que, caso queira ver um e-mail, o usuário usará a parte de baixo da tela para abrir o aplicativo e acessar o e-mail desejado, e na parte de cima da tela a mensagem será mostrada. Todos os apps da Samsung já foram modificados para refletir essa nova filosofia de uso, que deverá facilitar muito a vida daqueles que gostam de tomar café ou comer um lanche enquanto se mantêm a par das últimas notícias ou respondem mensagens.

Continua após a publicidade

A One UI também conta com novos ícones na barra de status, redesenhados para serem reconhecidos de modo mais fácil pelos usuários, além da opção de um modo noturno, que pode ser ativado a qualquer momento e tornar mais confortável o ato de ficar muito tempo olhando para a tela do aparelho durante a noite.

A nova interface será disponibilizada mundialmente em janeiro do ano que vem para usuários dos Galaxy S9, S9+ e Note 9, e chegará junto com a atualização para esses modelos do Android Pie. A interface por enquanto está em um período de testes aberto, mas apenas para usuários da Alemanha, da Coreia do Sul e dos Estados Unidos. A Samsung pretende aumentar o número de países que participam do teste até dezembro, mas já avisou que o Brasil não está na lista.

Fonte: Samsung