Publicidade

Bizarro: papel de parede causa travamento em celulares Android

Por| 01 de Junho de 2020 às 07h54

Link copiado!

Rubens Eishima/Canaltech
Rubens Eishima/Canaltech

Para quem pensava que só iPhones eram vulneráveis a imagens e caracteres que provocam travamento, uma foto foi identificada como a causa de um bug que resulta em reinicialização (bootloop) em celulares Android, especialmente os da marca Samsung.

A revelação foi feita pelo perfil Ice Universe, no Twitter, que já deixou o alerta para não tentarem usar a imagem como papel de parede. Em se tratando da Internet, é claro que algumas pessoas ignoraram a recomendação e publicaram vídeos mostrando como o bug funciona:

Continua após a publicidade

Aparentemente, o bug afeta até mesmo versões emuladas do sistema Android. A origem do problema, segundo um dos desenvolvedores da ROM de Android personalizada POSP está no uso do formato de cor RGB na gravação do arquivo, em vez do sRGB esperado pelo sistema operacional.

De acordo com o site 9to5Google, o problema não afeta aparelhos que utilizam o Android 11 – atualmente em testes –, pois o sistema converte o formato de cor caso não seja o esperado.

Uma alternativa para quem realmente quer usar a foto como plano de fundo é fazer uma captura de tela da imagem e salvá-la para uso como papel de parede.

Continua após a publicidade

Para quem ignorou as recomendações e não consegue utilizar o celular, a solução é acessar o menu de recuperação do aparelho para trocar a imagem ou ainda redefinir as configurações de fábrica.

Fonte: 9to5Google