Publicidade

One UI 4.1.1 chegará a alguns celulares antigos da Samsung

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Setembro de 2022 às 10h16

Link copiado!

Danilo Berti / Canaltech
Danilo Berti / Canaltech
Tudo sobre Samsung

A One UI 4.1.1, versão aprimorada do Android 12 para telas grandes, chegará para modelos mais antigos de celulares da Samsung. O software foi lançado recentemente para a linha Galaxy Z Fold 4 e Z Flip 4, mas ainda não estava claro se outros aparelhos seriam contemplados.

A gigante sul-coreana agora confirmou que a One UI 4.1.1 será distribuída a partir de hoje (5) para o Galaxy Z Fold 3 e o Galaxy Z Flip 3, com previsão de expansão para outros celulares (possivelmente o Fold 2 e Flip 2) nas próximas semanas. Segundo a Samsung, o foco é permitir que o maior número de proprietários de dispositivos da empresa possam receber as melhorias.

Continua após a publicidade

O sistema operacional será distribuído simultaneamente para todos os países, começando pelos Estados Unidos e Coreia do Sul. A variação dele para relógios inteligentes, One UI Watch 4.5, também chega nessa leva e será compatível com o Galaxy Watch 4, Galaxy Watch 4 Classic, Galaxy Watch 3 e Galaxy Watch Active 2.

A One UI 4.1.1 poderá chegar a mais dispositivos, mas a Samsung ainda não revelou quais modelos serão agraciados. Se você tem aparelhos da linha Galaxy S, nem adianta se animar muito, porque a atualização foi pensada para as telas grandes.

Novidades da One UI 4.1.1

A atualização do Android modificado da Samsung traz novos recursos de produtividade e câmera projetados para tornar os dispositivos mais "intuitivos". Na prática, deve ser aprimorada a funcionalidade multitarefa com uma expansão no uso das câmeras para fotos e vídeos melhorados.

Continua após a publicidade

A linha Galaxy Z Fold contará com uma nova barra de tarefas para facilitar a alternância entre aplicativos de modo mais rápido, em um visual que lembra bastante a interface de PCs. Você poderá usar o velho (e útil) comando de arrastar e soltar direto na barra, o que dividirá a tela ou oferecerá um modo "pop-up" de exibição.

Além disso, será possível abrir várias janelas para alinhá-las da forma como você preferir. Como estes dispositivos possuem telas maiores que smartphones comuns, essa opção pode ser útil para quem trabalha ou joga no celular.

Continua após a publicidade

Foram adicionados novos gestos e a capacidade de adicionar grupos de aplicativos à barra de tarefas, inclusive com abertura múltipla de uma só vez. Na parte da câmera, houve um aprimoramento para uso das câmeras frontais e traseiras de modo simultâneo, sem perda de qualidade.

Os ícones de acesso rápido poderão ser acessados mais facilmente na tela traseira do Flip. Essa é uma baita vantagem que permite economizar bateria, afinal o usuário não precisará ligar a tela inicial, e ainda otimiza a execução de serviços como entrar no modo avião ou desabilitar o Wi-Fi.

A One UI 4.1.1 é provavelmente a última atualização importante da Samsung antes da chegada oficial da One UI 5.0 (Android 13), previsto para iniciar até o final de setembro. Embora o software do Google não tenha trazido tantas novidades assim, a fabricante sul-coreana costuma dar uma "bombada" no seu sistema com ícones, ajustes e apps inéditos.