Publicidade

O que são os Super Wallpapers da Xiaomi?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Fevereiro de 2024 às 14h00

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr./Canaltech
Ivo Meneghel Jr./Canaltech
Tudo sobre Xiaomi

Os Super Wallpapers são um recurso exclusivo de celulares da Xiaomi que criam uma experiência diferente de papéis de parede animados: o sistema cria uma transição contínua entre o Always On Display, a tela de bloqueio e a tela principal do aparelho, como se tudo fizesse parte de um movimento só.

Um dos exemplos mais antigos desse papel de parede envolve uma imagem do planeta terra vista do sistema solar, que fica distante na tela de bloqueio e depois se aproxima ao desbloqueá-la.

Como o recurso funciona?

Continua após a publicidade

O Super Wallpaper opera a partir de um conjunto de animações ativado com base nas interações do usuário com o aparelho. Os efeitos já são definidos pela própria Xiaomi e não é possível personalizá-los com fotos da galeria ou outros movimentos de transição.

O processo é diferente de outras formas de personalização do celular, como escolher uma tela de bloqueio e outra imagem para a tela inicial. Com os papéis animados, é possível escolher somente um tema e aplicá-lo a todo o sistema.

Veja exemplos:

Continua após a publicidade

Posso usar o Super Wallpaper no celular Xiaomi?

Atualmente, não. Em resposta ao Canaltech, a Xiaomi confirmou que os Super Wallpapers não estão disponíveis de forma nativa nos modelos presentes no Brasil. Em outros países, o serviço é exclusivo para celulares que possuem uma tela AMOLED, o que limita a quantidade de aparelhos compatíveis.

Alguns usuários de celulares da marca revelam em fóruns que ainda é possível acessar o recurso com a instalação de APKs, mas vale ressaltar que a prática pode colocar o celular em risco e aumentar a exposição a malwares.

Alternativas de outras fabricantes

Continua após a publicidade

A opção mais próxima dos Super Wallpapers é feita pela Motorola, com o Plano de fundo interativo Moto (Android): assim como no caso da Xiaomi, a ferramenta dá acesso a um catálogo de papéis de parede animados e interativos, com efeitos de transição ao mudar de página ou desbloquear a tela. No entanto, a função ainda é limitada a alguns aparelhos mais recentes da fabricante.

A Samsung possui alguns modelos de papel de parede em vídeo, mas eles são limitados somente à tela de bloqueio.