Como economizar bateria no Android 6.0: o guia completo!

Por Dimitri Pereira

Nesse tutorial, mais completo, você vai aprender 20 procedimentos para economizar a bateria no seu Android. A lista vai contar com comandos básicos e também com dicas sobre como ativar o explorador de arquivos que fica meio escondido no Android Marshmallow.

Assim que o Android 6.0 Marshmallow foi lançado, novos recursos até então inéditos ao software da Google para smatphones foram apresentados ao grande público. Algumas das novidades que mais chamaram a atenção dos usuários foram o sistema Now on Tap, backups automáticos e suporte nativo do novo SO aos conectores USB Type C.

Mas o que mais teve destaque na nova versão atualizada do Android, foi a inovação com a função Doze, que é um modo de economia de bateria que deixa o Android em sono profundo durante os períodos de inatividade.O novo mecanismo conta com configurações que são definidas pela própria Google, porém, existem ferramentas alternativas que podem ser baixadas e que permitem o gerenciamento das preferências de energia.

O Doze, apesar de possibilitar uma grandiosa redução no consumo da bateria, pode também não agradar quem deseja economizar o máximo de energia possível. Essa função, que pode ser ativada em modo agressivo, está disponível por padrão apenas para os aparelhos com Android 6.0 Marshmallow. Se você possui a versão atualizada, vai aprender como é fácil utilizar a bateria por mais tempo.

1. Diminua o brilho da tela e o tempo de iluminação do visor

Uma das soluções mais básicas e eficientes para economizar bateria é diminuindo o brilho da tela e o tempo de iluminação do visor.Essa dica bastante popular no quesito economia, pode ser ajustada a partir das configurações do smartphone.

Acesse a opção "Configurar", em seguida role para baixo até que encontre a opção "Tela". Toque sobre ela.

Em seguida, ajuste a iluminação da tela em "Nível de brilho" e escolha o tempo de duração do modo de inatividade no "Modo de espera". Assim, você reduzirá o tempo de iluminação que antecede ao bloqueio do celular.

Esses mesmos ajustes podem ser configurados também na tela de notificações rápidas. Para abri-lo, toque e segure o cabeçalho do aparelho e em sehuida, arraste a aba com o dedo para baixo.

bateria android

2. Use um papel de parede escuro

Uma outra alternativa para economizar bateria segue o mesmo princípio da anterior. Já que a iluminação da tela é uma das coisas que mais consomem energia, nada melhor que escolher um papel de parede também com pouco luminosidade.

Para mudar o papel de parede, rpouse o dedo sobre o plano de fundo até que a opção "Planos de fundo" apareça. Depois toque sobre ela e procure em sua galeria de imagens, ou nas opções disponíveis do próprio Android uma imagem de um background escuro.

Na Google Play Store você também poderá baixar papéis de parede que prezam pela economia de energia.

bateria

3. Desative as redes WiFi e Bluetooth

As atividades via WiFi, por padrão, são executadas mesmo quando o smartphone está em modo de inatividade. Porém, é possível desativar por completo a conexão de Internet e também desativar as notificações wireless durante o período em que a tela estiver bloqueada.

Para fazer isso, acesse a opção "Configurar", e, na aba de "Configurações de rede", selecione "Wi-Fi".

Nessa mesma tela você poderá desativar a conexão através da chave seletora.

Para limitar as atividades wireless durante o modo de espera, toque sobre os três pontinhos no canto superior direito da tela e selecione "Avançado".

bateria android

Depois, na janela "Manter o Wi-Fi durante inatividade", três opções para a definição do serviço poderão ser escolhidas ("Sempre", "Somente quando conectado" ou "Nunca"). Faça a sua escolha e toque sobre ela.

Ainda nessa tela, você poderá escolher se as notificações de rede serão exibidas ou não. Para ativá-las ou desativá-las, basta tocar sobre a chave seletora em "Notificações de rede".

As preferências de Bluetooth também poderão ser definidas em "Configurações de rede". Basta tocar sobre a chave seletora para ativar ou desativar a função.

Esses mesmos ajustes podem também ser consultados através da tela de notificações rápidas. Mantenha o dedo sobre o cabeçalho do celular e arraste para baixo. Depois é só selecionar os ícones correspondentes às opções de Wi-Fi e Bluetooth.

bateria android

4. Desative o sistema de localização

Uma outra atividade que consome muita bateria são os serviços que fazem uso do sensor de GPS, para consultas de endereços e condições de trânsito, como o Waze ou o Google Maps. Mas até mesmo o Pokémon Go ou o histórico de lugares visitados por usuários podem ser visualizados através do Google + ou Facebook, por exemplo.

E é por isso, que desativar o recurso de localização resultará em uma enorme economia de energia.

Para fazer isso, acesse "Configurar", role a tela para baio até "Localização", toque sobre ela. Basta então, desativar a chave seletora e pronto!

bateria android

5. Atualize os seus aplicativos manualmente

Os aplicativos baixados através da Google Play são atualizados automaticamente por padrão, e desativar essa função pode poupar muita bateria.

Para isso, abra o aplicativo da Google Play Store e toque sobre as três barrinhas no canto superior esquerdo.

Role a tela para baixo e selecione a opção "Configurações".

Na próxima página, toque sobre a opção "Atualizar apps automaticamente", e selecione "Não atualizar apps automaticamente".

Pronto! depois disso, todos os seus updates deverão ser baixados manualmente.

bateria android

6. Desative as notificações por vibração

Os recursos de alertas por vibração e a ativação do motor rotatório durante o uso do teclado são bem úteis quando o usuário precisa de discrição. Mas utilizar isso o tempo todo, como para quem costuma conversar através de mensageiros, pode comprometer muito a bateria do smartphone.

Para desativar as notificações por vibração, basta acessar a opção "Som e notificação" do menu "Configurar" e tocar sobre a chave seletora "Também vibrar para chamadas" desativando-a.

bateria android

Você também pode desativar a as vibrações durante o uso do teclado. Para isso, vá até a tela de "Configurar" e selecione a opção "Idioma e texto".

Depois, toque sobre "Teclado do Google - português (Brasil)".

bateria android

Em seguida, toque sobre a opção "Preferências" e desative a chave seletora "Vibrar ao tocar a tela" e também a chave "Vibrar ao tocar a tecla".

Depois disso, para finalizar o processo, retorne às configurações, abra o campo "Som e notificação" e toque sobre "Outros sons". Desative então as opções "Sons de toque" e "Vibrar ao tocar".

bateria android

Você poderá estabelecer prioridades para alguns aplicativos durante o uso, como o Facebook e o Whatsapp por exemplo. Isso você pode fazer a partir das configurações de cada um dos serviços. Os tipos de alertas poderão ser definidos.

Mas se o intuito é economizar bateria, é recomendado que deixe as notificações no modo silencioso, assim você só vai abrir as conversas quando achar necessário.

7. Identifique os aplicativos que mais consomem energia

Para consultar um relatório que exibe o consumo médio de energia do seu Android, você deve abrir a opção "Configurar" e depois selecionar o item "Bateria"

Depois que fizer isso, informações sobre o total de carga restante e um relatório com dados referentes ao consumo de energia por parte dos aplicativos será mostrado.

Toque sobre qualquer um desses serviços e você visualizará detalhes acerca do uso da bateria, e, se não os tiver usando, encerre os processos.

bateria android

8. Ative o modo padrão de economia de energia

Em "Bateria" você ainda pode ativar o modo-padrão de economia de energia do Android 6.0 Marshmallow.

Para isso, toque sobre os três pontinhos no canto superior direito da tela e selecione a opção "Economia de bateria".

Na tela que se abre, toque sobre a chave seletora para ativar o recurso.

bateria android

Fique ciente que essa ativação do modo-padrão de economia de energia irá limitar o uso de certas funções, como a redução no desempenho e limitação sobre os recursos de vibração, localização e de gerenciamento de dados em segundo plano. A atualização de alguns aplicativos como emails e mensageiros podem também não ser feitas.

9. Otimize o uso de energia por parte dos aplicativos

Essa otimização do uso de energia por parte dos aplicativos também pode ser feita através das opções de "Bateria".

Para isso, toque sobre os três pontinhos no canto superior direito da tela e selecione a opção "Otimização de bateria"

Em seguida, na próxima tela, selecione "Todos os apps" e aguarde até que a lista com todos os serviços instalados em seu smartphone seja carregada.

Depois, selecione o aplicativos que você mais usa, como Whatsapp, Facebook, e Google Chrome, por exemplo e toque sobre eles. Verifique então se a função de otimização da bateria está ativada. Caso não esteja, basta tocar sobre "Otimizar" para iniciar o processo.

bateria android

10. Desative a sincronização de dados entre contas

Outro procedimento que você pode fazer para economizar ainda mais bateria é encerrar a sincronização de dados entre as contas de usuário.

Para isso, vá em "Configurar" e selecione a opção "Contas".

Na tela que será aberta, toque sobre os três pontinhos no canto superior direito da tela e desmarque o campo "Sincron. dados automaticamente".

Depois confirme então a ação na tela seguinte.

Você deve então estar ciente que, depois dessa configuração, a sincronização e a atualização dos dados da sua conta deverão ser feitos manualmente.

bateria android

11. Remova alguns Widgets

Os widgets permitem o acesso rápido à sua lista de tarefas, ou de alguns favoritos, como agenda, serviços de email, etc. O que acontece é que, por rodarem o tempo todo em segundo plano, acabam consumindo muita bateria.

Para remover alguns deles, ou todos, como preferir, toque e segure um widget e mova-o até a opção "Remover".

bateria android

12. Desinstale aplicativos sem usar programas de terceiros

Para desinstalar um aplicativo que não te interessa mais, você não ncessita de nenhum aplicativo auxiliar. Isso pode ser feito manualmente. Basta tocar e segurar o plicativo desejado na tela inicial e arrastá-lo até o campo "Desinstalar".

Ao fazer isso, menos atualizações e processos em segundo plano terão de ser executados, o que vai resultar numa economia de bateria.

bateria android

13. Limite a concessão de permissões

Você pode restringir permissões de acesso de aplicativos aos seus dados pessoais. Para isso, você precisará ativar as opções de desenvolvedor.

Para se tornar um desenvolvedor, vá até "Configurar" e role a tela para baixo até o fim. Toque então sobre a opção "Sobre o telefone".

Em seguida, toque várias vezes sobre "Número da versão" (o último item da lista) e aguarde até que a mensagem "Você agora é um desenvolvedor" seja exibida.

bateria android

Retorne então até a tela de configurações e em seguida selecione a opção "Aplicativos".

Toque então sobre o ícone de engrenagem e depois em "Permissões do app".

Pronto! Agora, selecione um dos serviços listados e use as chaves seletoras para limitar ou não o fornecimento de dados para os aplicativos que serão mostrados na tela seguinte.

bateria android

14. Configure os atalhos da barra de notificações rápidas

Com o Android 6.0 Mashmallow, o usuário pode também gerenciar os atalhos que são exibidos na barra de notificações rápidas. Se você é um desenvolvedor (veja acima como se tornar um)esse recurso está disponível para você. Ele permite que serviços possam ser removidos e adicionados através do Sintonizador UI.

Para acrescentar ou excluir atalhos, ou modificar a disposição dos ícones, você deve abrir a tela de notificações rápidas. Para isso, toque e segure o cabeçalho da tela e arraste para baixo.

Depois, toque e segure o ícone de engrenagem até que as configurações do sistema apareçam.

Depois disso, retorne até a tela iniciar e vá em "Configurar".

Role a tela para baixo e toque sobre "Sintonizador System UI".

bateria android

Selecione "Barra de Status" os serviços que deverão ser exibidos pela barra de notificações rápidas.

Ou vá em "Configurações rápidas" e gerencie manualmente a disposição dos aplicativos. Basta tocar e segurar os ícones e arrastá-los para a posição que desejar. Você poderá adicionar ou remover funções usando os símbolos de "=" ou de "-" para executar os comandos.

Será possível também configurar a exibiçãoeria pelo ícone de energia. Use a chave seletora apresentada pela opção "Sintonizadr System UI".

bateria android

15. Use o gerenciador de arquivos nativo do Android 6.0

Um gerenciador nativo do Android 6.0 pode ser usado para navegar pelas pastas do aparelho, dispensando, desse modo, a instalação de outros aplicativos. Esse recurso, no entanto está um pouco escondido. Veja onde.

Vá em configurar" e toque sobre a opção "Armazenamento USB".

Depois, clique em "Interno", ou caso tenha em "Cartão SD" .

bateria android

Role a tela até o final e selecione a opção "Explorar".

Pronto! Através disso você pode navegar pelas pastas do seu Android.

bateria android

16. Mantenha o seu smartphone longe do calor

Altas temperaturas no aparelho podem deixar a execução de alguns processos mais lenta, o que possivelmente resultará em um alto consumo de energia.

17. Reinicie o seu aparelho

Se você estiver com muitos aplicativos abertos e o funcionamento estiver lento, reinicie o seu aparelho. você vai assegurar, além de uma execução mais fluida, economizará bateria por meio da utilização de alguns poucos aplicativos.

No entanto, ao reiniciar o aparelho, alguns smartphones reiniciam também diversos outros serviços de modo automático. Por isso, gerencie a execução de aplicativos através do botão de gerenciamento de tarefas.

18. Desative as funções especiais

Alguns aparelhos, como os da Motorola e o Galaxy Note 5 e o Galaxy S6 possuem funções especiais. Uma delas é a "Suspensão Inteligente" nos celulares Samsung que faz uso da câmera frontal para manter a tela ligada enquanto o usuário olha para o visor.

Os recursos de gestos e movimentos presentes em alguns smartphones também consomem bastante energia.

19. Use aplicativos desenvolvidos para economizar energia

Uma solução bastante eficaz para quem não está disposto a configurar manualmente as preferências do smartphone, é instalar um aplicativo dedicado à economia de energia. Veja abaixo algumas dicas desse tipo de aplicativo.

DU Battery Saver: o aplicativo DU Battery Saver possui opções que possibilitam o resfriamento do aparelho e também o carregamento otimizado da bateria. Ele promete salvar até 50% do tempo de uso de energia e está disponível para download no Google Play Store.

Deep Sleep Battery Saver: com o Deep Sleep Battery Saver você pode personalizar perfis, controlar as preferências de conexão e escolher quais ão ser ignorados durante o bloqueio da tela. Ele também é capaz de ativar o modo de "sono profundo" e está disponível gratuitamente na Google Play Store.

Greenify: esse aplicativo que também está disponível gratuitamente na Google Play Store executa funções bem semelhantes às do Doze. Ele possui opções, como a de hibernação automática que permite a economia de energia e também tem um serviço que possibilita a ativação do modo agressivo de economia de bateria do Doze.

20. Não verifique notificações de redes sociais de minuto em minuto

O uso moderado e consciente do smartphone contribui muito para a economia de energia. Portanto viva mais offline. Existe um mundo aqui fora.