Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

6 grandes novidades que vão chegar ao Android em 2022

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Março de 2022 às 17h38

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google

O Google anunciou a chegada de um conjunto de novidades para seus produtos no Android neste ano. O pacotão traz melhorias no Gboard — o teclado virtual da empresa —, no gerador de legendas automáticas, no Google TV, no compartilhamento de arquivos e na ferramenta de desfoque de fotografias.

Essas mudanças têm como objetivo aprimorar a experiência do usuário e chegam em um momento no qual o Android 12 ainda segue em fase de implantação em vários modelos de celular. Confira a seguir o conjunto de novidades planejadas pela gigante das buscas para seu sistema operacional de celulares em 2022.

6. Correção de escrita no Gboard

Continua após a publicidade

A primeira adição é o sistema de verificação gramatical do Gboard para todos os dispositivos Android. Antes, a funcionalidade era exclusiva de aparelhos Pixel 6 até chegar para outros modelos da linha no início do ano. Agora, todos que usam o teclado do Google poderão detectar erros e sugerir correções durante a digitação, tal qual ocorre com vários concorrentes.

5. Legendas automáticas offline

Continua após a publicidade

O app Android Live Transcribe passou a ter suporte ao modo offline e pode gerar legendas ao transformar fala em texto em tempo real sem a exigência de uma conexão com a internet. Dá para usar a transcrição enquanto se está em um avião, no metrô, no meio do mato ou onde mais não houver dados móveis nem Wi-Fi.

4. Google TV com mais contexto

Usuários do Google TV notarão uma guia de destaques com um feed de notícias e resenhas sobre filmes, séries e programas mais assistidos. Cada um dos textos contém links para os conteúdos, portanto é só tocar neles para começar a assistir. A adição é uma excelente escolha para quem curte ver análises ou saber o que há de novo sobre um filme.

Continua após a publicidade

3. Nearby Share para todos os lados

O Nearby Share deve facilitar o compartilhamento de fotos, vídeos e outros tipos de arquivos para várias pessoas, já que será possível adicionar múltiplos destinatários durante uma transferência. A parte boa é que este recurso será para dispositivos que executam o Android 6 ou superior, portanto praticamente todos devem ser contemplados.

2. Controle seu tempo de uso de apps

Continua após a publicidade

Para os interessados em reduzir o tempo de uso do celular, um novo widget de tempo de tela será adicionado ao Android. O utilitário mostra de imediato os três aplicativos mais usados todos os dias, com opção para definir um temporizador e um modo de foco para pausar aplicativos que possam distraí-lo durante o trabalho. O widget permite também configurar um modo "hora de dormir" que silencia seu dispositivo e muda a tela para preto e branco.

1. Desfoque de fotos de pessoas, bichos e objetos

Por fim, o Portrait Blur chegará melhorado para permitir a edição de fotos com mais facilidade. A ferramenta possibilita o desfoque do fundo em retratos já salvos no seu celular, assim dá para deixar a imagem com mais ênfase. Antes, a ferramenta só funcionava com pessoas, mas agora dá para enaltecer também animais de estimação, comidas e plantas.

Continua após a publicidade

Qualquer foto antiga sem o recurso ativado poderá passar pelo Portrait Blur. Neste caso, o Google não disse quando pretende lançar esse recurso, mas é necessário ter um telefone Pixel ou uma assinatura do Google One para desfrutar.

Bônus: Ok, Google, pague meu estacionamento

Outra novidade, embora não tenha previsão de chegar ao Brasil, é a capacidade de pagar por estacionamentos por voz. É só dizer "Ok, Google, pague pelo estacionamento" em locais da empresa ParkMobile para o Assistente cuidar do restante. A transação é feita com o Google Pay e há suporte para verificar informações sobre a vaga ou estender o tempo adquirido no parquímetro.

Os novos recursos tornam mais fácil do que nunca compartilhar e usar o Android. Trata-se de uma bela adição do Google ao seu portfólio de serviços para agradar o fiel consumidor, não somente quem é adepto da linha de celulares Pixel, mas os demais fãs.

Continua após a publicidade

Fonte: Google