Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google quer transformar celular Android em câmera veicular

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Maio de 2023 às 13h31

Link copiado!

Patrick Tomasso/Unsplash
Patrick Tomasso/Unsplash
Tudo sobre Google

Uma função para converter a câmera de um celular em dashcam (câmera veicular) pode ser adicionada em breve em aparelhos Android. A novidade permitiria realizar gravações até mesmo para auxiliar em investigações envolvendo ocorrências no trânsito, como uma colisão entre carros ou uma capotagem.

Economia de espaço e energia

O site 9to5Google descobriu a função "Dashcam" vasculhando as linhas de código do aplicativo Emergência Pessoal na versão 2023.04.27.532191641.8 Presente em celulares Google Pixel, Nothing Phone, Xiaomi e alguns modelos Motorola, a ferramenta ganharia a opção de registrar todo o trajeto do motorista no armazenamento do telefone.

Continua após a publicidade

Essas gravações ficariam até três dias na memória do aparelho antes de serem apagadas — e o prazo seria anulado sempre que o usuário mover o arquivo do outro diretório, como cartão SD.

Registros desse tipo costumam ser pesados, então o app deve encerrar a gravação após 24 horas e comprimir o arquivo para que ele ocupe "somente" 43 GB — o que rende algo em torno de 30 MB por minuto.

Nos quesitos temperatura e energia, a Dashcam do Google permitiria que o usuário desligasse a tela do celular com o aplicativo rodando em segundo plano, inclusive simultaneamente com apps como Waze e Maps. A ferramenta da empresa também oferece a opção de captar somente o aúdio do ambiente.

Continua após a publicidade

Sem ultrawide, mas com Bluetooth

Ainda segundo a descoberta do 9to5Google, não há previsão para incorporar câmeras ultrawide, que é o tipo de lente ideal para fazer registros na parte frontal de um carro. No entanto, para tornar as coisas ainda mais práticas, a função Dashcam deve permitr ativar uma gravação por meio de Bluetooth. Por exemplo, ao iniciar a central multímida quando você entra em um veículo, a ferramenta começa a operar automaticamente.

Enquanto a novidade não chega, você pode tomar outras precauções para garantir mais segurança pessoal, como configurar as informações de emergência do seu celular Android ou iOS .

Fonte: 9to5Google