Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Play Store vai usar IA para destacar recursos de apps

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Março de 2024 às 09h00

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Tudo sobre Google

O Google lançou um novo recurso que usa uma IA para criar resumos e destacar as principais vantagens de um aplicativo ou jogo na Play Store. A novidade apareceu na lista de mudanças da atualização v40.2 da loja oficial de aplicativos do Android e deve ser distribuída aos aparelhos nas próximas semanas.

As notas de sistema da atualização do mês de março, liberada no último dia 18, informam que agora existem “destaques de apps/jogos em lugares específicos na Google Play Store”. Testadores e desenvolvedores encontraram a função em testes no mês passado e publicaram um resultado visual.

Ao acessar a página de um app, a loja exibe um quadro chamado “Destaques do app” e informa que usa a IA do Google para gerar os resumos. Em seguida, é possível ver uma lista com as principais funções oferecidas pelo software.

Continua após a publicidade

Esse não é o único uso de IA preparado para a Google Play Store: o perfil @AssembleDebug, no X (antigo Twitter), também reforçou que a loja testa uma opção para responder a perguntas frequentes sobre um app usando inteligência artificial.

A novidade pode trazer mais informações ao usuário antes do download e ajuda a escolher aplicativos sem testá-los anteriormente. Ainda não é possível confirmar se todos os apps da loja receberão os resumos, mas algumas opções mais populares devem contar com os destaques.

Mais novidades na Play Store

A atualização v40.2 ainda traz outros dois ajustes para a Play Store no Android. O primeiro deles permite atualizar aplicativos com dados móveis limitados, o que pode reduzir o consumo da franquia de internet móvel — antes, cada pessoa precisava escolher entre usar apenas conexões Wi-Fi ou todos os dados.

Além disso, há uma mudança visual que fixa a barra inferior de ferramentas na tela e a deixa visível durante toda a navegação.

Disponibilidade

O update na Play Store foi lançado no último dia 18, mas a distribuição a todos os aparelhos pode levar alguns dias ou semanas. Nos testes feitos pelo Canaltech, não foi possível atualizar a loja até a publicação desta matéria.

Continua após a publicidade

Você pode tentar atualizar a loja manualmente para conferir se os recursos já chegaram.