Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Play Store agora permite compartilhar apps por proximidade; saiba como

Por| 18 de Fevereiro de 2021 às 17h40

Link copiado!

Felipe Junqueira/Canaltech
Felipe Junqueira/Canaltech
Tudo sobre Google

A Google Play Store agora permite que qualquer usuário envie aplicativos instalados em um celular para outro sem necessidade de usar a internet. O recurso, que estava em teste desde setembro do ano passado, foi liberado para quem estiver na loja oficial do Android.

Chamada de Compartilhar app por proximidade, a função permite que você envie um aplicativo instalado em seu smartphone para um dispositivo próximo em velocidade superior até mesmo ao Wi-Fi. Há algumas limitações, e apenas aqueles que estão em uma lista podem ser compartilhados, o que geralmente significa que aplicações pagas, baixadas por fora da Play Store ou que não estejam publicamente disponíveis ficam de fora.

O recurso é bastante útil para replicar seus apps de um celular antigo para um novo sem consumir dados, ou para enviar um aplicativo a um amigo também sem gastar seu pacote de internet. O fato de o envio ser muitas vezes mais veloz que uma conexão Wi-Fi é um extra, principalmente na hora de configurar um dispositivo novo.

Continua após a publicidade

Como compartilhar app por proximidade

Para fazer o compartilhamento, você precisa de dois celulares Android com a Play Store atualizada. Talvez seja necessário esperar alguns minutos após a atualização ou até forçar o fechamento da loja e reabri-la para encontrar a aba do recurso. A redação do Canaltech conseguiu fazer o envio de um Galaxy S20 Ultra com a versão 24 para um Moto G9 Power ainda na versão 23 do app.

Os dispositivos precisam estar fisicamente próximos um do outro, de preferência no mesmo ambiente, sem paredes no caminho. Então, siga os passos abaixo:

Passo 1: abra a Play Store e toque no menu de opções (as três linhas horizontais no canto superior esquerdo da tela).

Continua após a publicidade

Passo 2: toque na primeira opção, "Meus apps e jogos".

Passo 3: vá até a aba "Compartilhar".

Continua após a publicidade

Passo 4: no celular que vai compartilhar os aplicativos, selecione a opção "Enviar". Se for a primeira vez, o sistema vai pedir para permitir o acesso à localização, necessária para encontrar dispositivos próximos para receberem os instaladores.

Passo 5: selecione as aplicações na lista. Pode ser todas de uma vez, se for mais de uma, para facilitar o trabalho. Ao terminar, toque no ícone de seta no canto superior direito da tela para buscar dispositivos compatíveis.

Continua após a publicidade

Passo 6: agora é a vez do celular que vai receber os apps. Faça quase o mesmo procedimento: Meus apps > Compartilhar, e toque em "Receber".

Passo 7: retorne ao celular que fará o envio e selecione o aparelho que vai receber os instaladores.

Continua após a publicidade

Passo 8: de volta ao dispositivo que vai receber os arquivos, autorize a transferência e aguarde alguns segundos ou até alguns minutos, dependendo do tamanho do arquivo.

Passo 9: no celular que recebeu os arquivos, toque em Instalar para ativar os aplicativos. Não serão compartilhados os dados, apenas o instalador.

Continua após a publicidade

A conexão entre os dois ficará ativa e consumindo bateria até que um toque em Desconectar.