Publicidade

Android TV 13 começa a chegar a aparelhos compatíveis, mas não para você

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Fevereiro de 2023 às 16h12

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech

O Android TV 13 começou a ser liberado para os dispositivos compatíveis. O sistema foi disponibilizado para download no dia 1º de fevereiro e pode ser instalado nas TV box ADT-3 do Google, quase três meses após o "lançamento oficial".

É provável que poucos consigam desfrutar do SO, afinal o ADT-3 foi descontinuado há algum tempo e o ADT-4 ainda não possui uma data de lançamento. Isso significa que somente alguns poucos guerreiros, a maioria composta por desenvolvedores, com o aparelho antigo para TVs inteligentes, poderá migrar.

Continua após a publicidade

O software não deve ser compatível com aparelhos que rodam o Android TV Os, como o Chromecast e o Nvidia Shield, ao menos no momento. Se houver um update, a Gigante das Buscas deve liberá-lo somente no segundo semestre — sendo bastante otimista quanto ao prazo.

Android TV 13 deve chegar para poucos

De modo geral, o update para o Android TV não chega a ser um problema, porque a maioria dos recursos é fornecido pelas atualizações de aplicativos. Prova disto é o lançamento discreto do software, bem como a liberação do download, que sequer foi digna de uma nota nos perfis oficiais.

O Android TV 13 é baseado no sistema para celulares, porém adaptado para telas grandes no formato 16:9 (widescreen) e sem as opções móveis. Em termos de funcionalidades, pouca coisa muda, porque são os aplicativos que interessam: streamings, utilitários e redes sociais são os mais populares nos televisores.

Continua após a publicidade

A atualização deve trazer pequenos ajustes no código-fonte e melhorias gerais de estabilidade. Uma das novidades é uma mudança no sistema de HDMI, otimizações na entrada de dados, mais recursos de acessibilidade e alguns ajustes no áudio.

É importante destacar que o Android TV 13 difere do Google TV, interface padrão do sistema para smart TVs/dongles da companhia. Recentemente, foram divulgados dados impressionantes sobre o número de dispositivos executando o Google TV e o Android TV, totalizando 150 milhões de aparelhos, um crescimento de 40 milhões em apenas um ano.