Google e Microsoft se unem para desenvolver mais apps da web na Play Store
Por Alberto Rocha |

Google e Microsoft até podem ser concorrentes quando se trata do mercado de navegadores, porém ambas compartilham da mesma plataforma (o Chromium) para basear o código-fonte de seus programas e contribuem em conjunto para a melhoria do projeto. Com o Progressive Web Apps (PWA) não é diferente, e as duas gigantes da tecnologia acabam de unir suas forças para trazer mais aplicativos progressivos da web dispositivos Android através da Play Store.
- Microsoft corrige falha irritante de notificações do Chrome no Windows 10
- Gboard finalmente ganhará tema totalmente escuro e atalho para o Google Lens
Para quem não conhece esse termo, entre os Progressive Web Apps famosos estão o Facebook, Pinterest e OLX, por exemplo. Em todos esses é possível, através do acesso em uma simples aba do Chrome no smartphone, utilizar alguns recursos até então exclusivos dos apps nativos como atalhos da web, geolocalização, notificações avançadas por push e uso offline.
Para tal, desenvolvedores podem utilizar ferramentas como o PWABuilder, da Microsoft, e o Bubblewrap, do Google, que agora compartilham de dois novos recursos para ajudar na criação de PWAs de forma ágil, segura e com alta qualidade. A novidade foi anunciada pela companhia de Redmond na última quinta-feira (9).
Quais são os novos recursos para o PWA?
O primeiro deles é o “Suporte para atalhos da Web”, que integra os atalhos ao sistema operacional, permitindo que o usuário tenha acesso rápido a funcionalidade principal do app na barra de tarefas, menu iniciar do Windows ou na tela inicial do Android.
O segundo, por sua vez, se chama “Recursos e personalização do Android”, e como o nome já diz, permite que o desenvolvedor personalize a PWA alterando informações como o nome do aplicativo, chave de assinatura e até as cores da barra de status, navegação e tela inicial.
É importante destacar os esforços das duas companhias em uma mesma direção e cada uma se beneficiando de alguma forma. A Microsoft ganha por fornecer aos desenvolvedores mais motivos para usar as suas ferramentas, enquanto a Google atrai mais desenvolvedores para seu ecossistema, criando aplicativos da Web compatíveis com Android que funcionam diretamente no sistema operacional, e não apenas através do navegador.
Fonte: Microsoft