Google dá mais transparência às atualizações do sistema Google Play

Google dá mais transparência às atualizações do sistema Google Play

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Janeiro de 2022 às 17h46
Reprodução/CyberNews

O Google passou a detalhar o que mudou no sistema Google Play a cada atualização mensal. Desde dezembro, a Gigante das Pesquisas divulga exatamente o que as compilações trazem de novidade, melhorias, ajustes e correções de bugs no site oficial de suporte.

A maior transparência sobre as atualizações começou a valer em dezembro, primeiro mês em que compilação do sistema Google Play foi descrita, apontou o site 9to5Google. O update da vez, que introduziu melhorias em autonomia de bateria, conectividade, segurança e outros recursos, foi descrito de forma breve, enquanto o patch note do mês de janeiro foi mais específico ao mencionar ajustes no sistema de gerenciamento de fuso-horários e correções de bugs.

Correções, ajustes e novidades incluídas em pacotes de atualização do sistema Google Play são descritos em página de suporte oficial (Imagem: Reprodução/Google)

Devido à sequência de publicações, o detalhamento deve ter se tornado uma política do sistema Google Play. Mesmo que a companhia não entre em detalhes sobre as novidades, uma simples sinalização sobre o que mudou já é significativamente melhor do que o usuário ser deixado às cegas, especialmente quando se trata de bugs e problemas solucionados.

Atualizações são automáticas

O sistema Google Play é um mecanismo incluído em uma série de dispositivos com software do Google (Android, Android Auto e Wear OS, por exemplo), que possibilida a entrega de atualizações sem depender de fabricantes ou operadoras de telefonia. A plataforma foi introduzida no Android 10, no chamado Project Mainline, como uma medida para minimizar os impactos da segmentação do ecossistema e proporcionar uma experiência mais coesa.

As atualizações do sistema Google Play ainda serão distribuídas de forma automática e discreta — somente os usuários mais atentos costumam notar as mudanças. Se você quiser ler o que mudou nas atualizações mais recentes, confira no site oficial de suporte da plataforma.

Fonte: 9to5Google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.