Gboard ganha nova barra de acesso rápido a emojis em versão beta

Por Alberto Rocha | 06 de Junho de 2020 às 17h00
Reprodução/Google
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

O teclado oficial da Google, o Gboard, em breve deve ganhar uma nova ferramenta para melhorar a experiência no uso de emojis. De acordo com informações do 9to5Google, a versão beta do aplicativo está testando em sua versão para Android uma nova barra para oferecer acesso rápido aos emoctions mais utilizados pelo usuário.

A funcionalidade já tinha dado as caras desde abril, porém somente agora está disponível em beta, sendo liberada para todos os usuários em breve. A novidade também inclui um botão para abrir a janela e verificar todo o catálogo de figurinhas disponíveis.

Como é possível observar na imagem abaixo, a barra de emoji no Gboard está localizada acima do teclado e da linha de ferramentas, tornando maior a altura geral do janela. Ao utilizar a novidade pela primeira vez, é exibida a seguinte mensagem: “Apresentando a barra de emoji!” fornecendo um breve tutorial sobre o recurso.

Nova barra de emojis do Gboard não é obrigatória para os usuários (Reprodução: 9to5Google)

Além disso, também é possível perceber que o uso da barra de emojis não é obrigatório e o usuário tem a opção de ocultá-la deslizando da direita para a esquerda. Nos testes realizados pelo site, a ferramenta não funcionou em aplicativos como o Telegram, por exemplo, se mostrando disponível apenas no app de mensagens nativo da Google, algo que deve ser ampliado com o lançamento da versão final.

Como testar a versão beta do teclado Gboard?

Aos interessados em se tornar um testador beta do Gboard, bastar se inscrever neste link da Play Store. Lembrando que as versões de teste podem ser instáveis e conter bugs, impedindo o funcionamento completo de algumas funcionalidades.

Vale ressaltar também que o teclado da Google conta com uma série de outros atalhos disponíveis na barra de ferramentas para encontrar imagens no padrão GIF, digitação por voz e com o Google Tradutor, por exemplo.

Fonte: 9to5Google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.