Dica de app: crie lembretes e organize suas anotações com o Google Keep

Por Muni Perez

Hoje em dia usamos nosso smartphone para (quase) tudo, e tomar notas e adicionar lembretes são duas das mais importantes funções da nossa rotina. Afinal, elas contribuem para uma maior produtividade e nos ajudam a não esquecer nada, nem perder compromissos.

Apps para anotações rápidas existem aos montes, e o mais famoso é, sem dúvidas, o Evernote. No entanto, seu Android provavelmente já vem com um aplicativo que talvez você nunca nem tenha aberto, e que muita gente sequer sabe que existe. Trata-se do Google Keep, ferramenta de anotações do Google que nunca recebeu a atenção que merece desde o seu lançamento.

O Keep é extremamente simples e cheio de recursos. Basicamente, ele permite fazer notas em texto, fotos, áudio e listas, e tudo fica salvo na nuvem, sincronizado pelo Google Drive. Com versões para Android, o navegador Chrome e um app na web, você pode acessar suas anotações de qualquer lugar.

A interface também é simples, baseada no Material Design, anunciado em junho do ano passado. Na página inicial você vê as suas notas no formato de cards, e basta toca-las para mais opções. Cada nota pode receber uma cor diferente, e assim fica fácil de identificar categorias.

Apps Android Google Keep

Para adicionar uma nota basta tocar no campo de texto “Adicionar anotação rápida” e começar a escrever, que em seguida serão mostradas mais opções. Um dos recursos mais bacanas é o lembrete, que pode ser baseado tanto em tempo quanto em localização. Quer ser avisado de comprar vinho para o jantar ao passar perto do mercado? Coloque o endereço do estabelecimento e, ao se aproximar do local, o app envia uma notificação. Nas listas, você pode marcar itens como concluídos e ainda reordena-los.

É possível usar o microfone do celular aso precise adicionar uma nota e esteja sem tempo para digitar. O app converte sua fala em texto, salvando o arquivo de som original. Ele ainda possui widgets para a página inicial do seu Android, bem como a tela de bloqueio, e também funciona nos relógios com sistema operacional Android Wear.

Apps Android Google Keep Wear

Recentemente, uma atualização deixou o Keep ainda melhor: agora é possível trabalhar de forma colaborativa, pois você pode compartilhar as listas criadas com outros contatos. Por exemplo, imagine uma lista de compras da família: quando alguém quiser adicionar algum item, basta ir na nota compartilhada que tudo será sincronizado imediatamente. Pesquisar suas notas também é uma experiência interessante. Comece a digitar algum texto e o algoritmo de pesquisa entra em ação, e você ainda tem a opção de separar as notas por tipos (texto, listas, fotos, etc) e cores.

O melhor de tudo isso é que o Keep é completamente gratuito. O app está disponível para smartphones e tablets Android na Play Store, além de possuir uma extensão para o navegador Google Chrome. E ainda uma versão web no endereço https://keep.google.com.

Por enquanto, não há previsão de lançamento do aplicativo para iOS. No entanto, você pode instalar um app não oficial, como o TurboNote, ou ainda salvar o endereço web na tela inicial do seu iPhone ou iPad, o que também é uma boa opção.

Faça download na Play Store

qr code
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.