O que é depuração USB: saiba como ativar ou desativar essa função no Android

Por Ariane Velasco | 15 de Fevereiro de 2020 às 17h30

A depuração USB é utilizada por desenvolvedores em dispositivos Android para que eles se comuniquem melhor com computadores, tornando o desenvolvimento de aplicativos mais eficiente. Naturalmente, ele só funciona caso o usuário tenha habilitado o modo de desenvolvedor em seu smartphone, que permite acesso a áreas diferenciadas.

Por isso, antes de realizar a depuração USB, é necessário ativar certos recursos do dispositivo, que podem - e devem - ser desativados caso necessário. Isso porque o modo de depuração pode colocar em risco os arquivos e dados do aparelho quando ele é conectado via USB a qualquer outro computador que não seja o seu.

Como ativar a depuração USB

Passo 1: primeiro, você deve ativar o modo de desenvolvedor do seu smartphone. Para isso, vá até às configurações e, depois, selecione “Sobre o telefone”.

Em "Sobre o telefone", você encontrará as informações sobre sua versão do Android (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 2: toque em “Informações do software” e depois, sobre “Versão do Android” sete vezes.

A mensagem "Você já é um desenvolvedor" deverá aparecer (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 3: retorne até as configurações de seu smartphone. Role a tela até ver “Opções do desenvolvedor”. Pronto.

Em "Opções do desenvolvedor", você tem acesso a recursos exclusivos (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 4: agora que o modo de desenvolvedor de seu Android já está ativado, basta selecionar as “Opções do desenvolvedor” e rolar a tela até encontrar “Depuração USB”. Depois, toque em “OK” para confirmar a ativação.

Permitindo a depuração USB (Captura de tela: Ariane Velasco)

De agora em diante, ferramentas como o Android Studio (exclusiva para desenvolvedores) irão reconhecer o seu smartphone todas às vezes que ele estiver conectado ao computador (desde que a depuração USB continue ativada).

Desativar a depuração USB

Já, caso você queira desativar a depuração, basta acessar novamente as “Opções do desenvolvedor” e tocar sobre a chave de ativação, que será “desligada”. Simples, não é mesmo?

Desativando a depuração USB (Captura de tela: Ariane Velasco)

E você, sabia que era possível usar seu Android no modo de desenvolvedor? Quais as vantagens dele, na sua opinião? Conte pra gente nos comentários.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.