Como usar o gerenciador de senhas do Google no Android
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |

O gerenciador de senhas do Google no Android é uma opção nativa para sincronizar e não perder as principais credenciais de acesso. A ferramenta, vinculada à sua própria conta da empresa, permite salvar informações de login, preencher conteúdos automaticamente e alertar sobre vazamentos de dados.
O recurso tem uma ressalva com relação a outros gerenciadores: alguns concorrentes com foco em segurança disponibilizam uma senha-mestra para liberar o acesso a todas as credenciais. Caso você prefira adicionar essa camada extra de proteção, vale a pena recorrer a outros serviços.
Por outro lado, o gerenciador do Google no Android pode ser usado para criptografar as senhas no dispositivo e oferece sincronização com o Chrome e outras plataformas da empresa. Veja o passo a passo para usá-lo.
Como usar o gerenciador de senhas do Google no Android
- Abra as configurações do aparelho e toque em “Gerenciamento geral”;
- Em seguida, selecione “Senhas e preenchimento automático”;
- Caso não apareça a opção direta do gerenciador para preencher automaticamente, toque na opção “Google”;
- O Android abrirá as configurações de segurança da conta do Google. Selecione o ícone de engrenagem para ver mais opções;
- Ative as opções para salvar senhas, login automático e alertas.
Com o recurso ativo, o Google oferecerá um atalho para usar o Smart Lock e preencher informações de login rapidamente nas plataformas salvas.
Como exportar os dados de senhas do Google
Também é possível gerar um arquivo no formato CSV com todas as palavras-passe e usá-lo em outros gerenciadores. O recurso é útil para criar um backup em pastas seguras ou para facilitar a migração entre apps que cuidam dos acessos.
Para exportar, siga esses passos:
- Abra a tela de senhas e toque no ícone de engrenagem;
- Selecione “Exportar senhas”;
- Autentique o processo com biometria ou PIN;
- Salve o arquivo CSV no dispositivo.
Como usar o check-up de senhas
O gerenciador ainda possui um recurso interessante para verificar a integridade das senhas. Com a função de check-up, a ferramenta identifica códigos que podem estar comprometidos em vazamentos, são muito utilizados ou considerados fracos.
Para acessá-lo, retorne à tela principal do recurso e selecione “Check-up de senhas”. Em seguida, a ferramenta exibe todas as informações separadas por abas.