/i480626.jpeg)
Como redefinir o Identificador de Publicidade do Google
Atualmente, os mecanismos de publicidade da internet utilizam diversos truques para descobrir os seus gostos pessoais, os sites que acessa ou até mesmo os apps que utiliza. Através de um navegador web, essas informações podem ser coletadas através de um arquivo de texto que ficou popularmente conhecido como “Cookie”.
- Como editar um print de tela no Android
- Como mudar o tempo ativo da tela no Android
- 5 coisas que você não deveria fazer no seu Android
Para celulares, este processo funciona um pouco diferente, com o chamado Identificador de Publicidade. Mas, você sabe o que é e para que ele serve? Abaixo, você pode conferir estas informações, além de como redefini-lo!
- Como ativar o modo economia de dados no Android
- Como ver o tempo que você passou usando seu celular Android
- Como esconder notificações de apps da tela de bloqueio do Android
O que é o Identificador de Publicidade do Google
Tratando-se de dispositivos móveis, os apps que você acessa não utilizam cookies. Por isso, foi criado um Identificador de Publicidade (ou ID de Publicidade), que nada mais é do que um código único que está presente em celulares Android (AdID) ou iOS (IDFA).
Este código é utilizado como base na personalização de propagandas que aparecem no seu aparelho e, no caso do Android, ele é gerado pelo Google. Um ponto importante a ser considerado é que o seu ID de Publicidade pode ser redefinido caso você sinta que as propagandas estejam exibindo itens irrelevantes, que não sejam do seu interesse, ou até mesmo para renovar os dados armazenados pelo sistema operacional.
Como redefinir o Identificador de Publicidade do Google
Passo 1: acesse a aba de “Configurações” do seu celular Android e toque em “Google”.

Passo 2: em seguida, acesse a aba “Anúncios”.

Passo 3: clique em “Redefinir ID de publicidade”.

Passo 4: na pop-up aberta em seguida, clique em “OK” para que um novo número seja gerado.

Passo 5: caso queira, ainda existe a possibilidade de “Desativar a Personalização de anúncios”, para que os apps não utilizem o seu ID de publicidade para exibir anúncios personalizados.

Importante: a partir do final de 2021, quando você desativar os anúncios com base em interesses, o identificador de publicidade será devidamente removido.
Pronto! Agora você sabe o que é e como redefinir o Identificador de Publicidade do Google.
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.