Como redefinir o Identificador de Publicidade do Google

Como redefinir o Identificador de Publicidade do Google

Por Matheus Bigogno Costa | Editado por Bruno Salutes | 29 de Julho de 2021 às 07h00
Daniel Romero/Unsplash

Atualmente, os mecanismos de publicidade da internet utilizam diversos truques para descobrir os seus gostos pessoais, os sites que acessa ou até mesmo os apps que utiliza. Através de um navegador web, essas informações podem ser coletadas através de um arquivo de texto que ficou popularmente conhecido como “Cookie”.

Para celulares, este processo funciona um pouco diferente, com o chamado Identificador de Publicidade. Mas, você sabe o que é e para que ele serve? Abaixo, você pode conferir estas informações, além de como redefini-lo!

O que é o Identificador de Publicidade do Google

Tratando-se de dispositivos móveis, os apps que você acessa não utilizam cookies. Por isso, foi criado um Identificador de Publicidade (ou ID de Publicidade), que nada mais é do que um código único que está presente em celulares Android (AdID) ou iOS (IDFA).

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Este código é utilizado como base na personalização de propagandas que aparecem no seu aparelho e, no caso do Android, ele é gerado pelo Google. Um ponto importante a ser considerado é que o seu ID de Publicidade pode ser redefinido caso você sinta que as propagandas estejam exibindo itens irrelevantes, que não sejam do seu interesse, ou até mesmo para renovar os dados armazenados pelo sistema operacional.

Como redefinir o Identificador de Publicidade do Google

Passo 1: acesse a aba de “Configurações” do seu celular Android e toque em “Google”.

Acesse a aba de "Configurações" do Android e toque em "Google" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: em seguida, acesse a aba “Anúncios”.

Em seguida, selecione "Anúncios" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: clique em “Redefinir ID de publicidade”.

Toque em "Redefinir ID de publicidade" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 4: na pop-up aberta em seguida, clique em “OK” para que um novo número seja gerado.

Na pop-up aberta, toque em "OK" para redefini-lo (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 5: caso queira, ainda existe a possibilidade de “Desativar a Personalização de anúncios”, para que os apps não utilizem o seu ID de publicidade para exibir anúncios personalizados.

Caso queira, ative a opção "Desativar a Personalização de anúncios" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Importante: a partir do final de 2021, quando você desativar os anúncios com base em interesses, o identificador de publicidade será devidamente removido.

Pronto! Agora você sabe o que é e como redefinir o Identificador de Publicidade do Google.

Fonte: Google (1, 2)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.