Use emoticons no seu smartphone Android

Por Dimitri Pereira

Os smartphones iOS da Apple já vêm com emojis próprios e o mesmo acontece com os smartphones Android.

Embora inicialmente o Android tenha sido um pouco mais lento para fazer emojis tão habituais como a Apple, isso não significa que você, usuário Android, não possa se comunicar com emojis sem ter um iPhone.

Uma observação importante é que emojis podem ser bastante diferentes em diferentes dispositivos. Lembre-se disso quando for mandá-los em textos para os seus amigos usuários do iPhone.

Para usá-los siga os passos a seguir:

Passo 1. Verifique se o seu dispositivo Android pode ver emojis. Alguns dispositivos Android não podem sequer ver emojis. (Se seus amigos com iPhone enviam-lhe mensagens de texto que aparecem como quadrados, seu telefone é um desses).

Se você não tem certeza se o seu smartphone suporta emojis, você pode facilmente descobrir abrindo o seu navegador para Web e procurar por "emoji" no Google. Se seu dispositivo suportá-los, você verá várias carinhas sorridentes nos resultados da pesquisa. Caso isso não aconteça, você verá um monte de quadrados.

Se o seu dispositivo não suporta emoticons, você ainda pode obtê-los por meio de um aplicativo de mensagens para redes sociais de terceiros, tais como o Whatsapp ou Line. No entanto você só será capaz de ver os emojis dentro desses aplicativos; qualquer outra mensagem SMS recebida continuará a não exibi-los.

Passo 2. Ligue o teclado emoji

Mesmo que seu dispositivo Android suporte emoticons, o teclado padrão pode não incluí-los. Se o seu dispositivo tiver o Android 4.4 ou superior, o teclado padrão do Google terá uma opção emoji (basta digitar a palavra como smile para ver o emoji correspondente). Você pode mudar o seu teclado padrão indo em Configurações>Idioma e entrada>Padrão e escolher o teclado que você deseja usar. Você pode alternar entre teclados deslizando a tela para baixo e abrir a área de notificações, tocando em "Escolha forma de entrada".

Você saberá que pode alternar entre teclados enquanto está digitando em uma área de texto, se você ver um pequeno ícone de teclado em sua barra de notificações no topo de sua tela.

Se você estiver usando um dispositivo Samsung, o teclado Samsung padrão, que foi construído com emoticons, pode ser acessado clicando e segurando o botão do microfone e, em seguida, pressionando o ícone de uma carinha sorridente.

Passo 3. Transfira um teclado de terceiros

Se o seu smartphone não vem com um teclado de emoticons, você pode baixar um teclado de terceiros que faz o serviço. A escolha mais óbvia é o Google Keyboard (disponível para todos os dispositivos Android 4.0 ou superiores), mas outros teclados como Minuum, SwiftKey e Swype também têm emoticons embutidos.