Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Biblioteca de mídia do Android vai mostrar fotos de outros apps

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Fevereiro de 2024 às 12h40

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

O seletor de fotos nativo do Android finalmente ganhou suporte para outros aplicativos de biblioteca de mídia, como o Google Fotos e os serviços de armazenamento na nuvem estilo Google Drive e OneDrive.

A novidade foi revelada na atualização de fevereiro do Google, que promete, enfim, remover a limitação de acesso restrito a arquivos locais do sistema operacional, dando mais opções aos usuários e encurtando alguns caminhos.

Aplicativos integrados

Continua após a publicidade

Como mencionado, os usuários do Android podiam somente selecionar imagens, vídeos e demais arquivos multimídia na memória interna ou no cartão SD através do seletor de fotos nativo do aparelho.

Com a nova atualização, o Robô passa a integrar APIs de outros aplicativos, que serão apresentados nos formatos de álbuns e pastas, assim como já é feito com as mídias do armazenamento do dispositivo. Aliás, ao gerar novas pastas e álbuns nos apps integrados, eles são automaticamente mostrados na guia do seletor de fotos do Android.

Dessa forma, não será mais necessário abrir aplicativos externos o tempo todo para baixar uma foto ou um vídeo, pois essas ferramentas serão adaptadas ao Android, poupando alguns toques para acessar o arquivo desejado.

Além disso, é possível deduzir que o seletor de imagens do Android possa incluir aplicativos do próprio Google de forma automática no novo esquema. Nesse caso, você teria que adicionar manualmente soluções de outras empresas para serem exibidas como se fossem nativas no menu de arquivos multimídia.

Continua após a publicidade

Para quem e quando chega?

A integração de aplicativos de mídia com o seletor de fotos do Android está sendo disponibilizada de forma escalonada para o público geral. Quem tem celular com Android 12 ou superior será contemplado com a novidade, sendo o Google Fotos a primeira ferramenta a dar as caras na guia de imagens.

Outras bibliotecas devem ganhar a mesma integração com o passar dos dias.