Google Meet terá funções extras no celular via modo companion
Por Fabrício Calixto • Editado por Douglas Ciriaco |
Os aplicativos do Google Meet para Android e iOS finalmente serão contemplados com o modo Companion, que já é característico da versão web e também se faz presente no Next Hub Max — tela inteligente do Google estilo o Echo Show da Amazon.
- Google pode usar chip herdado do Galaxy S24 no Pixel 9
- Tela de login com a conta do Google vai ganhar novo visual
O Google Meet Companion é uma função que permite abrir uma aba secundária ou usar um monitor extra para ter acesso a opções avançadas de controle e interatividade em videoconferências para espaços grandes, como salas e auditórios.
Funções na palma da mão
De acordo com o site 9to5Google, o Modo Companion do Meet para celulares seria exibido já na tela de acesso a uma nova reunião do aplicativo, por meio de um botão indicando a ativação do recurso.
A publicação também adianta que praticamente as principais funções do Google Meet Companion para computadores estariam disponíveis na versão para celulares.
No caso, será possível executar as seguintes ações:
- Enviar reações com emojis sem atrapalhar o palestrante ou apresentador.
- Levantar a mão quando você quiser pedir a vez para falar;
- Usar o recurso check-in no celular para tornar seu nome visível a outros participantes;
- Ativar o modo de legendas para tornar a conversa mais acessível;
- Acionar o bate-papo para enviar mensagem para outros participantes;
- Ampliar a janela do apresentador individualmente para focar em suas falas.
Quem pode usar o Companion no Meet?
Também foram reveladas as versões mínimas dos aplicativos que seriam compatíveis com a novidade. No Android, o Companion estaria disponível no Meet versão 229 e no Gmail com o número de atualização 2024.0128. Já no iPhone, os updates 225.0 do Meet e 6.0.231231 do Gmail seriam capazes de apresentar a função.
Não há uma data específica para a chegada do Google Meet Companion para aplicativos de celulares, mas o lançamento deve acontecer de forma gradual nas próximas semanas em todo o mundo.