Publicidade

Atualizações do Android devem ficar muito mais fáceis de instalar

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech
Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech

O Google pretende introduzir um recurso que facilitará a atualização do Android, exigindo menos do usuário. Por outro lado, as pessoas seriam obrigadas a implementar os updates assim que forem liberados, o que pode ser desagradável para muita gente.

Segundo o blog Esper, a ferramenta é chamada Seamless Updates ("Atualizações perfeitas", em tradução livre) e levaria os downloads em segundo plano para celulares Android. Em vez de acessar a área de atualizações e ter que aguardar a conclusão da transferência, que pode levar vários minutos dependendo da qualidade da sua conexão, o sistema baixaria os arquivos silenciosamente.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Você só precisaria interromper o uso quando for instalar o update, já que o telefone precisará ser reinicializado no término. Esse recurso já existe para alguns modelos de celular já algum tempo, como a linha Pixel do Google, mas nem todos os fabricantes o adotavam por padrão.

Quando chegam as atualizações automáticas do Android 13

O Android 13, no entanto, deve mudar o paradigma ao exigir atualizações contínuas. Fabricantes que oferecem suas próprias modificações do software, como a One UI, da Samsung, e a MIUI, da Xiaomi, precisarão entregar suas melhorias da mesma forma, em segundo plano. O Samsung Galaxy S22, por exemplo, já consegue fazer isso, mas modelos mais antigos não.

Isso pode poupar bastante tempo do usuário e encorajá-lo a saltar de versões antigas para novas mais facilmente. Muita gente não gosta de atualizar seus telefones porque precisam interromper o uso durante o download, desculpa que deixaria de existir se o arquivo já estivesse prontinho para a instalação.

Por outro lado, pode ser uma péssima notícia para quem atrasa a implementação de novos patches, afinal alguns podem vir com bugs de fábrica. De qualquer forma, o Google não parece interessado neste segundo cenário e deve obrigar mesmo que todos mantenham seus celulares sempre atualizados.

O Android 13 já foi lançado pelo Google, mas só está rodando de modo estável nos telefones Pixel da companhia e em aparelhos que usam o software puro. As empresas que trabalham com skins personalizadas precisam fazer seus próprios ajustes antes de disponibilizar o sistema operacional ao público, o que pode levar alguns meses.

Fonte: Esper  

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*