Android Q deve trazer funcionalidades mais avançadas de pareamento por Bluetooth

Por Wagner Wakka | 23 de Maio de 2019 às 09h27
Divulgação/Google
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

A Google deve expandir uma tecnologia de pareamento de aparelhos Bluetooth na próxima versão do seu sistema operacional, o Android Q. Chamado de Fast Pair, o sistema busca permitir que aparelhos sem fio possam ser pareados e conectados de forma mais fácil do que o menu Bluetooth da versão atual.

A companhia apresentou as mudanças durante painel na Google I/O, evento para desenvolvedores. Atualmente, o Fast Pair está disponível para Android acima do 6.0, mas ainda é restrito a algumas funcionalidades e conexões como a com Chromebooks.

A proposta da tecnologia é que você consiga conectar um aparelho somente pela aproximação com seu smartphone. Para isso, é preciso que fabricantes permitam esse tipo de pareamento. Assim, quando um fone de ouvido, por exemplo, estiver ao lado de um aparelho, uma notificação aparece para conexão entre eles com apenas um toque.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
Sistema é capaz de reconhecer de formais mais rápida e parear um fone sem fio (Foto: Divulgação/Google)

Segundo levantamento do XDA-Developers, a Google está fechando parceria com a Qualcomm para adicionar essa conexão com aparelhos já no kit de desenvolvimento para headsets. Assim, deve ampliar a gama de aparelhos que já chegam ao mercado com a possibilidade.

As principais mudanças, contudo, são para adicionar elementos. Entre eles está um recurso de encontrar um determinado acessório. Sabe quando você está em casa e não lembra onde colocou o fone que estava usando ainda há pouco? Pois é, no Android Q a ideia é que você possa abrir o app do Find My Device e contar também com a localização do acessório. Mesmo que você tenha desligado o fone, é possível saber onde foi a última vez que você usou a peça.

Aparelho sendo encontrado pelo sistema do Find My Device (Foto: XDA-Developers)

Outra mudança deve ser em acessibilidade de configurações de aparelhos. No caso de EarBuds da Samsung, é possível ter informações de bateria de cada lado do aparelho, além do quanto há de reserva no case para ser carregado.

Sistema mostra informações de acessório pareado (Foto: XDA-Developers)

Junto disso, ele permite controle diretetamente na tela, além de outras funcionalidades já com atalho na tela inicial.

Apesar de já ter apresentado parte das configurações do Fast Pair, a Google ainda está desenvolvendo a ferramenta para o Android Q, sistema também longe de ser efetivamente lançado.

Fonte: XDA-Developers

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.