Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android ganha modo de segurança extra para navegar na web

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Fevereiro de 2024 às 14h33

Link copiado!

Adrien/Unsplash
Adrien/Unsplash

Com o objetivo de oferecer proteção adicional contra malwares, phishing, vulnerabilidades diversas e outros tipos de ameaças digitais, o Google finalmente vai ativar seu novo sistema de navegação segura para celulares, o Android Safe Browsing.

Quando habilitada, a solução passa a notificar os usuários em tempo real quando houver detecção de atividades suspeitas, arquivos e links potencialmente maliciosos, além de outras situações que possam comprometer a integridade de alguém no âmbito virtual.

Navegação mais segura

Continua após a publicidade

O novo mecanismo roda sob a API SafetyNet Safe Browsing, tecnologia nativa do Google Play Services que permite ao sistema “julgar” se determinado site se trata de uma ameaça catalogada pelo Google. O jornalista especializado em tecnologia Mishaal Rahman compartilhou um print da novidade no X (antigo Twitter) e explicou mais detalhes sobre o modo de funcionamento do recurso.

"O Android Safe Browsing alerta você sobre ameaças à segurança, como links e páginas da web prejudiciais, quando você navega em aplicativos compatíveis. Por exemplo, você pode receber um alerta se tocar em um link em seu aplicativo de notícias que o levaria a um site de phishing conhecido", explicou.

Além disso, o protocolo de segurança oferece outras vantagens para o aparelho e para os aplicativos compatíveis com a API, como economia de bateria e limite de uso de dados a fim de garantir mais privacidade durante a navegação.

Continua após a publicidade

O novo recurso pode ser considerado uma espécie de segundo antivírus, prometendo se unir a outras soluções de segurança do celular e garantir camadas extras de proteção contra todo tipo de ameaça existente na web.

Ativação e onde encontrar o recurso

O Google não se manifestou quanto à ativação global do Android Safe Browsing. No entanto, o modo foi visto em uma versão Beta do Google Play Services no ano passado, levando a crer que a função provavelmente será liberada para o público geral nos próximos dias.

Se você é dono de um celular Samsung Galaxy ou Google Pixel, será possível acessar o Android Safe Browsing seguindo o caminho Configurações > Segurança e privacidade > Mais segurança e privacidade em dispositivos [marca do celular]. Nada foi dito quanto a ativação em outras fabricantes até o dado momento.